Os Direitos da Antiguidade
Por: carolsuriani • 18/5/2015 • Ensaio • 273 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Direito da Antiguidade
Direito dos povos Sem escrita - Resume-se que a lei primitiva da propriedade e das sucessões tem sua origem na família, nas crenças, nos sacrifícios e no culto aos mortos...
• Transmitidos Oralmente;
• Estrutura jurídica simples (única);
• Diversificados (cada comunidade possuía seu próprio direito).
Direito dos povos Com escrita - Tds os fatos, bem como a realidade de cada grupo social se transporta p os escritos.
Direitos Cuneiformes - Direito da maior parte dos povos da região do Oriente Médio, não é único, existem vários, normas/regras de um determinado povo, sem divisão de áreas.
Código de Hamurabi – Avanço jurídico da época, p controlar uma sociedade primitiva, possuía ideia de proporcionalidade(a pena aplicada era igual/similar ao crime cometido, exemplo p tds-Lei de Talião(Olho por olho dente por dente)
Nossa Realidade- Escala valorativa –Bens jurídico tutelados pelo Estado.
Direito Hebeu - Preceitos jurídicos contidos na bíblia - Legislação Mosaica.
Idéia central: é dar o conselho de ter obediência. Direito religioso
-> Moisés utilizou método de persuasão semelhante ao Rei Hamurabi, como líder religioso e político, dizendo que se não estivessem com ele, estariam contra Deus.
- A legislação mosaica diz que todo crime é um pecado, pelo qual o homem é responsável perante Deus, e não perante o Estado.
Direito Hindu – Sistema de Castas
O Código de Manú é a legislação mais antiga da Índia e julgava o castigo e a punição essenciais para evitar o caos na sociedade. ACREDITAVAM NA ESCRITA DOS DEUSES.
Castas - Cada casta possui suas próprias regras e tem seu valor social e econômico na sociedade, como também os valores jurídicos.
Dupla punição: Na vida e após a morte
...