Resenha Planejamento Estratégico
Por: caren65 • 15/9/2016 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 1.698 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento é uma característica inerente à atividade humana. Planejar é uma arte que requer eficiência, informações adequadas e conhecimento na área em que se pretende atuar, para que as decisões tomadas estejam bem apropriadas a visão do futuro.
O planejamento dentro do ambiente organizacional ou como na implementação das políticas públicas parte dos mesmos princípios, está submetido a um conjunto de leis, decretos portarias e normas e códigos para tratar dessas questões.
Envolve um conjunto de visões e expectativas e uma infinidade de fatores que norteiam o processo de tomada de decisão e regulam a pratica cotidiana.
O planejamento caracteriza-se com o ferramenta de trabalho utiliza por um conjunto de atores envolvidos para tomar decisões e organizar ações de modo a promover as transformações desejadas na realidade da organização onde se trabalha ou da sociedade. O planejamento estratégico por sua vez utiliza projeções de tendências para o futuro baseados em dados históricos e atuais.
Sendo o planejamento um instrumental essencial para o profissional de serviço social pois é uma das ferramentas de modo situado e crítico, para imprimir dinamicidade organicidade e concretude à intervenção profissional ou seja, permite a operacionalização da ação profissional.
Pois em nosso cotidiano ocorrem muitas mudanças que são o resultado de uma dialética entre as realidades existentes desejadas e necessárias, sendo relações contraditórias, por isso planejar se torna uma ferramenta para o Assistente Social conseguir atender as demandas que aparecem no dia-a-dia do profissional. É através do planejamento que conseguimos melhores resultados para nossas ações que acabam se tornando mais efetivas e eficientes.
Planejar é antecipar os acontecimentos para assim não ocorrerem surpresas indesejáveis, está dentro de um processo de racionalidade. Proporciona uma possibilidade de síntese, oportuna e pertinente, para o presente desfecho. Caracteriza o instrumental como uma nova forma de pensar e um novo padrão de racionalidade que vai determinar uma nova forma de agir. Sua mudanças são na totalidade do processo social, a população como ator central, caráter criador, e a valorização da descentralização, da desburocratização e da horizontalizarão das decisões reduzindo assim ao mínimo as funções de controle.
Nossa prática é comprometida com as pessoas enquanto sujeitos inteligentes, afetivos e soais, por isso é preciso oferecer respostas e caminhos as necessitadas humanas. Assim o Assistente Social deve ter saber teórico técnico e político para criar condições favoráveis que viabilizem para as pessoas a possibilidade de compreender, se envolver e decidir sobre os processos individuais e coletivos que lhes dizem respeito, sendo um processo de aprendizagem continua e permanente.
O Assistente Social precisa estar sempre planejando suas ações de forma estratégica devido as mudanças do nosso cotidiano com um olhar crítico e atento para assim poder intervir na realidade de forma efetiva, eficiente e eficaz, buscando sempre conhecimento teórico e metodológico para assim melhor intervir na realidade social, com alternativas para produzir efeitos na questão social, a partir do seu fazer profissional, contextualizado historicamente e legitimado
...