Resenha critica do documentario o lixo estraordinario
Por: Marcia Andrade • 26/11/2016 • Artigo • 424 Palavras (2 Páginas) • 563 Visualizações
Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão - FABEX[pic 1]
Curso de Serviço Social – Turno: Noite – Turma: 2014.1 (P6)
Disciplina: Oficina de instrumentalidade em Serviço Social
Professor: Me. Ademir Rios Júnior
Aluna:
Resenha Crítica Sobre o Documentário
LIXO EXTRAORDINÁRIO
O documentário Lixo Extraordinário é a narrativa dos trabalhadores que fazem a coleta de lixo como fonte de renda para muitas famílias na cidade do Rio de Janeiro os depoimentos evidencia a precarização do trabalho como também a falta de politicas publica e o olhar preconceituoso para parcela da sociedade os muitos trabalhadores são considerados subalternos estão invisíveis para sociedade como domestica, pedreiro, garis e catadores de lixo são visto como peças para o funcionamento da maquina(capital) sem levar em consideração o individuo e suas particularidades como ser humano não sendo visto como sujeito de direito e sim como peças que compõem uma engrenagem para o bom andamento da sociedade.
Para fazer com que a sociedade repensasse esses conceitos o artista plástico Vik Muniz, brasileiro de família de classe media que após ser atingido por uma bala perdida vai morar no Estados Unidos, voltando ao Brasil para desenvolver um documentário com os catadores de lixo do Jardim Gamacho localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Esse documentário evidenciava a vida dos catadores de lixo de um grande centro urbano onde os trabalhadores tinham um trabalho com condições insalubres e informal porem a classe como trabalhadores se organizados em uma associação .
Em relação ao individuo foi evidenciado a os motivos pelos quais a maioria estariam vivendo como catador de lixo a falta de oportunidade de estudo e trabalho como também a desestruturação familiar reflexo da questão social que é tão presente no nosso pais.
As diversidades que os protagonistas do documentários vivem não faz os menos deixarem de ir em busca de melhores condições de vida encontrado oportunidade no referido documentário dai a importância da cultura e a arte na vida das pessoas sendo neste caso motivo de transformação de vida.
Outro aspecto que ficou claro foi a falta de politicas publicas para os catadores de lixo residiam em casebres, não tinha saneamento básico, educação ,segurança, saúde essa situação já vinha a décadas pois varias gerações já passaram pelo lixão .
No ano de 2012 foi desativado do lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, moradores do bairro continuam a a aguardar ate hoje as melhorias prometidas pelo Governo do Estado e pela prefeitura para a região à época do fechamento.
...