TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DO CRACK

Casos: USO DO CRACK. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR – UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

USO DO CRACK

ELISANGELA DA SILVA BRASIL COSTA

Ariquemes

2012

UNOPAR – UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

Elisangela da Silva Brasil Costa

USO DO CRACK

Trabalho de produção textual, individual, interdisciplinar, apresentado como requisito para obtenção de nota parcial no l semestre do curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR

Profºs. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi

Ariquemes - 2012

SUMÁRIO

RESUMO 3

INTRODUÇÃO 3

USO DO CRACK 3

SERVIÇO SOCIAL 4

CIDADE, URBANIZAÇÃO E EXCLUSÃO 5

FAMÍLIA E SEUS DEPENDENTES 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

RESUMO

O crack, pasta extraída das folhas da coca, representa hoje um perigo para a sociedade, devido ser largamente utilizada, por pessoas de todas as classes. Há os riscos que circundam o uso dessa droga, como doenças e violência. O combate deve ser através de profissionais diversos, entre eles o Assistente Social, e a família. Entre as causas desse problema estão a urbanização das cidades e a ida de muitas famílias para locais distantes e sem nenhum tipo de assistência.

Palavras Chaves: crack, Assistente Social, família

INTRODUÇÃO

O uso do crack é um dos problemas enfrentados pela sociedade hoje, assim como as implicações surgidas desse grupo, que é ao mesmo tempo vítima de violência, mas também a pratica na tentativa de conseguir a droga.

Há diversas implicações envolvidas nesta problemática, como a saúde deteriorada pelas drogas e a violência praticada. A família e o serviço social devem desenvolver um trabalho em conjunto, para tratamento e reinserção desses indivíduos na sociedade, e mantê-los longe das drogas, com projeto de vida.

USO DO CRACK

O crack é uma pasta extraída das folhas da planta coca, é mais barata que a cocaína, e muito consumida, não só por pessoas de baixa renda como por pessoas de todas as classes. É fumada em cachimbos fabricados pelos usuários. Tem efeito alcalóide, que dá a sensação de euforia e prazer, e dura de algumas horas até alguns dias. Com o tempo seu efeito vai diminuindo no organismo, a pessoa vai aumentando o uso, sendo necessária cada vez uma dose maior para obter o mesmo efeito. O crack destrói neurônios e em razão disso a pessoa perde a concentração, a memória e o autocontrole.

Essas pessoas para obter a droga, são capazes de qualquer coisa, é uma das drogas que mais causa violência, pois aliado ao desejo de fumar e permanecer em um falso estado de prazer, há as alucinações.

A evasão escola é uma das muitas conseqüências do uso do crack, a pessoa não tendo concentração, não aprende, perde o interesse e sai da escola. O usuário não perde o interesse apenas pela escola, mas também pela família, amizades, ou qualquer outra coisa. Passa a fazer parte de outro círculo, que tem a como única afinidade o uso conjunto do crack.

Outro problema muito comum neste meio é a saúde destas pessoas, pois o sistema imunológico fica debilitado, e no caso de pegar uma doença pode ser fatal. Há os comportamentos de risco, brigas, prostituição, que também tiram a vida destas pessoas, seja nas brigas, e assassinato, seja pegando doenças sexualmente transmissíveis.

A sociedade não tem iniciativas de encarar o problema e buscar soluções a ele, é prejudicada, indiretamente pelo uso de drogas, a violência gerada a partir desta situação, e também pelo tráfico. Estas pessoas estão em uma situação da qual não conseguem sair sem ajuda, apesar de muitas terem vontade, não tem força de vontade suficiente. Precisam do apoio, da família, de equipes de saúde tanto física quanto mental, para terem chance e condições de serem inseridos na sociedade, sem oferecer.

SERVIÇO SOCIAL

O Assistente Social trabalha com grupos vulneráveis dentro da sociedade, sendo usuários de drogas um destes grupos.

Este trabalho não pode ser desenvolvido unicamente por Assistente Social, pois este é apenas um dos profissionais que devem lidar com essa problemática. Essa deve ser uma abordagem, não apenas por uma equipe multidisciplinar, na qual devem fazer parte, psicólogos, médicos, e trabalhando em conjunto com a família, que tem papel de extrema importância na recuperação desses dependentes químicos.

Tanto o tratamento quanto à reinserção na sociedade deve ter um amplo acompanhamento por profissionais e pela família. Quando viciam, as pessoas perdem qualquer vínculo afetivo e familiar, as famílias, portanto precisam resgatar estes vínculos, passando-lhes segurança, conforto e carinho.

CIDADE, URBANIZAÇÃO E EXCLUSÃO

Houve no Brasil, dois momentos históricos que as pessoas foram excluídas. O primeiro foi com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, quando aqui passou de colônia a sede do Império. O Rio de Janeiro que recebeu e hospedou a corte, precisou passar por mudanças, antes e durante este período. Ficaram nas casas de pessoas comuns até ser construída uma residência oficial, já que o motivo da vinda foi a fuga do exército

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com