A Língua Materna
Por: Vitor3 • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Universidade Unigranrio
Aluno: Vitor da Silva Gonçalves
Disciplina: Estudo e Produção de Texto
Professora: Cleuza Santos
1º Período
Linguagem de Berço.
Após o nascimento, há uma exposição a diversos fatores externos entre eles está a linguagem, que é o principal meio pelo qual é possível haver comunicação entre indivíduos. É a primeira influência que o recém-nascido recebe e a de maior importância dentro do meio social. Mesmo que o indivíduo não entenda ainda o que lhe é comunicado, ele já começa a aprender como desenvolver essa linguagem.
A fala será a primeira forma pelo qual a criança reproduzira essa língua, repetindo as entonações e as palavras mais ouvidas. A repetição de palavras se faz necessária para que ele construa a fluência no idioma. Após isso, ele passará pelo aprendizado da gramática para que possa enriquecer seu vocabulário e se comunicar com outras pessoas.
Há casos onde os pais falam línguas diferentes, nessas circunstâncias é possível que o indivíduo aprenda as duas línguas simultaneamente, caracterizando-o como Bilíngue, pois as duas línguas podem ser consideradas maternas. É o quadro do ator Chris Hemsworth e sua esposa Elsa Pataky que ensinam aos filhos a língua materna dele (inglesa) e a língua materna dela (espanhola).
Mediante os fatos expostos, é possível concluir que a fluência na língua materna é uma dádiva dos pais, por se tratar do primeiro contato que o recém-nascido tem com o mundo e com a linguagem. A fluência nessa língua é adquirida através da expressão desse dialeto pelos meios aprendidos, pela repetição e por auxilio dos pais para que ele seja o predominante ao longo da formação do indivíduo.
...