A 3 SERIE DO ENSINO MÉDIO
Por: egomila • 8/3/2019 • Exam • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 420 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CAMPO MAIOR | |||
Aluno (a): | Nº: | Série: 3ª Turma: | |
Professor: Diego de Sousa Marques Disciplina: Filosofia | Data:___/___/ 2018 | Valor: 7,0 | Nota: |
OBS: Não é permitido rasurar nem usar corretivo; utilizar caneta azul ou preta. |
[pic 1]
1. O conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitrária e impetuosa da nossa subjetividade. A subjetividade e relação ao sujeito estético precisa estar mais interessada em conhecer do que em preferir. Tendo como base esta afirmação responda:
a) O que é o belo para Arthur Schopenhauer?
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b) Qual a forma de arte mais bela que existe para ele?
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c) Por que ele destaca esta forma de arte diante das demais?
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2. Leia a afirmação a seguir:
“Essa indústria cosmética é a da perfumaria, do culto ao corpo, que inclui cremes, regimes, produtos light, diets, lipoaspirações, academias de ginástica. É uma indústria pesada que investe na sensação que o sujeito tem de poder saciar ou sancionar o mal estar que ele sente quando não está adequado aos padrões sociais.” Joana Vilhena, Fonte: http://gcn.net.br/noticia
a) até que ponto a busca pelo corpo perfeito é válida?[pic 2]
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b) o que falavam os gregos sobre a perfeição? Que nome eles deram ao que era perfeito para eles?
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3. Leia os textos a seguir.
“A arte de imitar está bem longe da verdade, e se executa tudo, ao que parece, é pelo facto de atingir apenas uma pequena porção de cada coisa, que não passa de uma aparição.” Adaptado de: PLATÃO. A República.
“O imitar é congênito no homem e os homens se comprazem no imitado.” Adaptado de: ARISTÓTELES. Poética
Com base nos textos, nos conhecimentos sobre estética em Platão e Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) Para Platão, as obras produzidas pelos poetas, pintores e escultores representam perfeitamente a verdade e a essência do plano inteligível, sendo a atividade do artista um fazer nobre, imprescindível para o engrandecimento da pólis e da filosofia.
b) Para Platão, a obra do artista é cópia de coisas fenomênicas, um exemplo particular e, por isso, algo inadequado e inferior, tanto em relação aos objetos representados quanto às ideias universais que os pressupõem.
c) Na compreensão de Aristóteles, a arte se restringe à reprodução de objetos existentes, o que veda o poder do artista de invenção do real e impossibilita a função caricatural que a arte poderia assumir ao apresentar os modelos de maneira distorcida.
d) Aristóteles se opõe à concepção de que a arte é imitação e entende que a música, o teatro e a poesia são incapazes de provocar um efeito benéfico e purificador no espectador.
e) Aristóteles concebe a mímesis artística como uma atividade que reproduz passivamente a aparência das coisas, o que impede ao artista a possibilidade de recriação das coisas segundo uma nova dimensão.
4.Observe as proposições a seguir:
“O belo tem somente um tipo; o feio tem mil. É que o belo, para falar humanamente, não é senão a forma considerada na sua mais simples relação, na sua mais absoluta simetria, na sua mais íntima harmonia com nossa organização. Portanto, oferece-nos sempre um conjunto completo, mas restrito como nós. O que chamamos o feio, ao contrário, é um pormenor de um grande conjunto que nos escapa, e que se harmoniza, não com o homem, mas com toda a criação. É por isso que ele nos apresenta, sem cessar, aspectos novos, mas incompletos”. Victor Hugo
A respeito do feio na estética é INCORRETO afirmar que:
a) nas epopeias homéricas esteve ausente, uma vez que ali apenas o impulso apolíneo da harmonia, da beleza e da justiça imperava.
b) não foi negligenciado na Idade Média, teve lugar nas fachadas das catedrais, nos brasões reais e nos escudos dos cavaleiros.
c) está intimamente aliado ao belo na literatura, exemplo disso é o conto A Bela e a Fera da escritora Leprince de Beaumont.
d) está presente no palco, nas peças de Shakespeare, este “deus do teatro”, ora lançando riso, ora horror.
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