As Ambiguidades do Liberalismo
Por: Renata Tardim • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 537 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – UFF
POLO : PARACAMBI
ALUNA: RENATA TARDIM PASSOS XIMENES
MATRÍCULA: 18113110190
Filosofia e ética - Atividade aula 8 - Capítulo 26 de “Filosofando”, págs. 259 a 271.
1) Quais as ambiguidades do liberalismo?
O liberalismo tem suas ambiguidades quando trata da liberdade e igualdade para todos. Neste sistema econômico a problemática aparece quando a ideia é igualdade para todos, mas a garantia de direitos não chega a todos, ou seja, todos têm direitos iguais segundo a Constituição, mas nem todos tem acesso a eles.
Embora, o liberalismo aspirasse um governo constitucional e liberdade civil e religiosa, esse movimento liberal clássico permaneceu elitista, uma vez que a participação política era apenas aos homens de posse, além disso o liberalismo se contrapõe, pois, esses direitos não eram garantidos por exemplo as mulheres, não podendo ser considerado democrático e sendo obrigado a mudar, depois de críticas feitas pelos teóricos socialistas.
2) Quais as principais críticas que os filósofos de Frankfurt fizeram ao marxismo?
Os Frankfurtianos elaboraram a teoria crítica da sociedade, que se contrapõe ao que se chama teoria tradicional (teoria Marxista). Assim, os intelectuais de Frankfurt conduziram suas obras a uma esfera crítica e reflexiva quanto ao marxismo, abordando categorias e conceitos que dizem sobre as consequências e rumos da prática marxista.
Com o propósito de preencher as falhas do marxismo tradicional, eles solicitaram extrair de outras escolas de pensamento, para isso usaram conhecimentos da sociologia, psicanálise, filosofia existencialista e outras disciplinas. Seu foco no componente "crítico" da teoria foi derivada da sua tentativa de superar os limites do positivismo, materialismo e determinismo retornando à filosofia crítica de Kant e aos seus sucessores no idealismo alemão, principalmente a filosofia de Hegel.
A Escola de Frankfurt, que foi dedicada ao estudo dos problemas tradicionais do movimento operário, unida ao trabalho empírico e análise teórica. Em virtude da perda de sua tradição intelectual, o marxismo para os frankfurtianos era alvo de um movimento autorreflexivo. Os teóricos de Frankfurt tinham como proposta buscar inspiração no marxismo para uma análise da sociedade contemporânea. Para eles, a razão que desponta com a valorização da ciência cada vez mais evidente, trata-se de uma razão instrumental. Logo, a ciência não seria imparcial, mas controlaria o exterior e o interior do homem.
- O que se pode aproveitar hoje e o se pode criticar tanto no modelo liberal quanto no modelo socialista?
Analisando os dois modelos político-econômicos, socialismo e o liberalismo, podemos destacar os pontos que se pode aproveitar e os pontos de crítica. No primeiro modelo pode-se destacar como importante a ideia de igualdade, já no segundo a ideia de liberdade, o conceito de liberdade traz consigo também responsabilidades ao indivíduo, para as suas escolhas, por isso este deve ser guiado pela justiça e pela razão. Uma vez que as duas ideias se convergem na perspectiva da democracia social, este modelo aceita o capitalismo com concepção de mercado, mas ao mesmo tempo promove justiça social através de ações do Estado.
...