TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Política e Políticas Educacionais no Brasil

Por:   •  27/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Mestrado em Ciências da Educação[pic 1][pic 2]

Formação Política e Políticas Educacionais no Brasil

Docente: Ariosvalber de Souza Oliveira

Aluno: Stefane Rodrigo Santos

De acordo com os textos propostos e estudados, a pedagogia histórico-crítica, o papel da educação escolar é a de possibilitar o acesso dos indivíduos aos conhecimentos sistematizados formais à cultura letrada.

A existência ou não de um sistema educacional no Brasil foi o tema da tese de doutorado de Dermeval Saviani defendida em 1971 em que mostrava a partir de um exame da trajetória dos debates e do texto da lei de diretrizes e bases da educação nacional que de fato o Brasil não contava com um sistema nacional de educação. Ele tomou como base a lei porque a partir do dado argumento de que se existe sistema ele estará expresso de algum modo na letra da lei de diretrizes e bases da educação nacional o seu objetivo é fixar as normas de funcionamento do sistema.

Sua pesquisa chegou à conclusão de que a lei não expressava uma visão sistemática da educação brasileira. Seu trabalho deu origem ao livro Política e Educação no Brasil o Papel do Congresso Nacional na Legislação de Ensino.

Geralmente os alunos entram para a escola para sua formação com uma visão confusa, o papel então da escola é fazer ultrapassar essa visão e chegar uma visão sintética a passar da visão da percepção sensorial imediata que o empírico quer chegar ao concreto porque determina a unidade na diversidade, portanto é o ponto de chegada e não o ponto de partida do conhecimento. A partida é o emprego normalmente na linguagem comum se confundir em perigo concreto, o concreto é o ponto de partida porque o concreto é a base é a realidade é a estrutura do real que o homem não conhece indiretamente para conhecê-la e precisa que se dê por meio de ações. Então esse é o verdadeiro ponto de partida, uma vez que, na história da educação como a concepção filosófica, abraçando o desenvolvendo do materialismo a História é centrada na história de que o homem é um produto da História e que a educação tem um papel de permitir que as novas gerações se apropriem da riqueza acumulada pela humanidade longo do tempo. Então há a outra linha de iniciação da análise histórica e da história da educação.

Segundo SAVIANI a Pedagogia histórico-crítica é fundamentada na dialética ela tem uma fundamentação teórica então entender essa fundamentação e o seu real papel ela se caracteriza tornando-se um método tradicional e não apenas envolve o conhecimento científico, logo a educação tem um papel fundamental nesse método de conscientizar as pessoas sobre o seu papel na sociedade e no mundo. Então de acordo com a pedagogia histórico-crítica o papel da educação é transformar cada um de nós em agente sociais ativos por meio desse método a uma articulação entre educação e sociedade já que é um método que se preocupa com a relação entre a escola e a realidade social. Não é pensar apenas a sala de aula, apenas o conteúdo a se trabalhar, mas como esse conteúdo pode ser vinculado a nossa realidade e pensar no todo e em toda a nossa realidade e como a escola pode formar agente sociais ativos de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (328.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com