TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Graduação em Engenharia

Mecânica

Manhã

 

 

 

Filosofia

 

Aristóteles, a política

 

 

 

 

Professora: Enrique Porta

 

 

 

 

Belo Horizonte

19 de Março de 2018.

  1. O estado ideal de Aristóteles partiu do ponto que é os interesses da cidade estão acima dos interesses individuais das pessoas, de forma que os indivíduos vivem nesse estado são quem fazem o necessário a cidade para o bem comum, e não o contrário. Como Aristóteles, o homem é um animal político, e aquele que se basta apenas de si e vive como uma fera ou um Deus, não deve fazer parte da cidade. Toda via, Aristóteles diz que apenas é cidadão aquele que participa efetivamente de assembleias que legislam e governam a Cidade e administram a justiça.

  1. Aristóteles diferencia os dois termos de forma simples, sendo a cidadania aquela exercida pelos homens que realmente atuam na política, legislam governam e administram a justiça. Já a cidade é aquela que possui o bem comum em que todos os homens necessitam para ter a vida perfeita e por subsequência a felicidade absoluta.

  1. Aristóteles e Platão apresentam ideias divergentes em relação a compreensão do ser e do estado. De um lado Platão acredita que o Estado é explicado pela individualidade do ser, o estado é um reflexo dos quereres e pensares do homem. De outro Aristóteles já acredita o inverso, que o estado antecede o indivíduo, sendo assim o bem comum e coletivo é superior ao bem individual, e apenas como sociedade o homem pode atingir a satisfação e realização por ser um animal socio-político.
  1. O poder soberano pode ser exercido

1) por um homem somente,

2) por poucos homens,

3) pela maior parte dos homens podendo governar

  a) segundo o bem comum,

  b) segundo o interesse próprio.

Formando assim 3 formas diretas de governo, sendo eles: A tirania, Oligarquia e a Democracia.

  1. Para Aristóteles a Democracia é a forma de governo que mais se encaixa na sociedade brasileira atual, por ser uma forma de governo que busca o bem comum. Para as ideias de Platão, está relacionada a função de cada individuo dentro do estado buscando sempre o desenvolvimento individual e coletivo da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com