A Geografia Serve Para Desmascarar Mascaras Sociais
Por: thomazrgs • 19/4/2022 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 754 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)
THOMAZ ROMANINI GUBERT STREHLAU
A Geografia serve para desvendar máscaras sociais.
Ruy Moreira cita em seu texto como o capitalismo hoje em dia usa e abusa do Espaço geográfico como uma forma de manipular as massas, e claro, sempre com o intuito de lucrar cada vez mais e expandir mais ainda o seu poder.
Ruy Moreira propõe então a ideia de uma teoria do Espaço geográfico que busca conduzir socialmente a geografia para as necessidades do nosso mundo e sociedade atual. Como diz o próprio autor, o Espaço é essencial para a sociedade como um todo. “Espaço geográfico é parte fundamental do processo de produção social e do mecanismo de controle da sociedade.” (p.2).
O autor cita que para entendermos o Espaço, devemos analisar ele como um todo, com todos os outros conceitos geográficos e objetos espaciais nele presente. Pois se analisarmos unicamente por fora, os conceitos, valores e expressões se perdem. Para as compreendê-las, a análise precisa ser profunda e completa.
Moreira em seu texto, critica a forma de como o Espaço foi “ocultado” dos pensamentos geográficos e/ou epistemológicos ao longo do tempo. O autor diz que o Espaço, que é o principal objeto de estudo da geografia, não foi usado meticulosamente como deveria ter sido, que seria com o objeto de conhecimento e transformação da sociedade. E Ruy cita, como o capital soube achar uma brecha e se aproveitar do Espaço: “Quando se observa que o espaço foi descoberto pelo capital como instrumento de acumulação e poder.” (p.6)
Ruy cita que a formação espacial se dá principalmente por dois aspectos, o 1, que é a relação “homem-meio”, e o 2, que é a relação “homem-homem”, onde as duas relações se conectam e atuam juntas e articuladas. O próprio autor diz que o caráter simultâneo e articulado dessas interações pode ser expresso nos seguintes termos: “os homens entram em relação com o meio natural, através das relações sociais travadas por eles no processo de produção dos bens materiais necessários à existência.” (p.7)
Ruy, no texto, nos apresenta o termo “espaço e acumulação”, onde o processo de produção é continuo e também necessário para garantir a continuidade da evolução e do desenvolvimento econômico-social.
Moreira também cita em seu texto que para conseguirmos compreender melhor o meio, usamos alguns tópicos de suma importância para a compreensão do Espaço e suas instãncias. Por exemplo, no espaço e instância econômica, se tem por necessário as forças de trabalho, como os meios em que ele está e os objetivos que estes apresentam. Já nas instâncias superestruturais há uma certa combinação do jurídico, político e ideológico, chegando então em um arranjo espacial ideológico.
Para concluir, acredito que podemos afirmar que a ciência geográfica abre caminhos para “sairmos da bolha” e pensar além do que os olhos veem. A Geografia nos mostra o meio como ele realmente é, tanto seus lados positivos quanto os negativos, mas acima de tudo, nos ensina a não sermos manipulados e/ou enganados, e como o próprio título nos diz, a Geografia serve para desvendar máscaras sociais.
...