A Multidimensionalidade do Ensino
Por: Vigilância em Saúde • 25/8/2022 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
A multidimensionalidade do ensino e a sala de aula como espaço de relações.
Sobre:
Este texto tem a finalizade de organizar um conjunto de evidências sobre a multidimensionalidade do ensino e a sala de aula como espaço de relações.
Sobre a multidimensionalidade do ensino e a sala de aula como espaço de relações., podemos citar as contribuições de pensando as contribuições de Freire (2011) e Morin (2014). Essa concepção está ligada aos anseios dos alunos dentro de sala de aula. Por falar em nisso, a multidimensionalidade do ensino e a sala de aula traz uma inovação de comunicação entre alunos e professores. Lembrando que Paulo Freire (2005) enfatiza que o ensinar não é transferência de conhecimento: [...] ensinar não é transferir a inteligência do objeto ao educando mas instigá-lo no sentido de que, como sujeito cognoscente, se torne capaz de inteligir e comunicar o inteligido. È nesse sentido que se impõe a mim escutar o educando em suas dúvidas, em seus receios, em sua incompetência provisória. E ao escutá-lo. aprendo a falar com ele (FREIRE, 2005, p. 119). Ele nos ensina que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção entre aluno e professor.
Retornando sobre o tema da multidimensionalidade do ensino, ele nos traz uma reflexão sobre a forma do professor dentro da sala de aula. O ensino vai muito além de quatro paredes. Ele ultrapassa as paredes e tetos de concreto das instituições de ensino. Eu, por exemplo, eu tirei meu cat em 2016, 2017 e 2018. Nestes anos, substituir alguns professores e lecionei para alunos do 6º ao 9º ano nas escolas estaduais. Nesse período que lecionei (mesmo que foi pouco), eu levei a disciplina geografia para o espaço geografico. O aluno teve contato contato com fauna, flora, solo, rochas. Enfim, isso que multidimensionalidade do ensino, é instigar o aluno, é fazê-lo se interessar pela disciplina. E o resulta foi: Interação do aluno e professor, desejo de estudar, notas altas e o mais importante: INTERESSE PELAS MATÉRIAS ABORDADAS! Pelo pouco que substituir, foi simplismente mágico. A educação é meu mundo. Eu quis relatar um pouco de minha experiência, pois acredito que é muito válido. Escrevo este texto com o coração quentinho, pois acredito que despertei neles o desejo de continuar amando a geografia.
Paz, amor e caridade!!
[pic 4]
...