TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Urbano

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Ceará

Aluno: André Arthur Cavalcante Lima

Professor: Meneleu Neto

Disciplina: Planejamento em Geografia

Resenha dos capítulos 1 e 2 do livro Medidas de Cidades: entre territórios de vidas e territórios vividos.

Data: 23/06/2017

Resenha :    KOGA , D.H.U . Medida de Cidades: entre territórios de vida e territórios vividos.

A autora Dirce Koga é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Pós Doutorado em Serviço pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009).

No capítulo 1 o Território entre pobreza e exclusão social discorre sobre o território como contribuição para a apreensão das diferenças e das desigualdades que caracterizam as formas de sua produção , apropriação, valor e uso nos diferentes momentos históricos da sociedade. A autora também cita a ética da cidadania para que os direitos dos cidadãos não se transformem em epistemologia da filantropia.

A autora também fala dos conceitos e pré-conceitos sobre o território que vão além do campo da geografia que são retratados pelas ciências sociais , políticas e econômica. Outro tópico mostrado pela a autora é o Lugar social e o território que apresenta os espaços concretos de vivências que são indivíduos que resgata sua formação histórica do ponto cultural e político e não só o fator socioeconômico. No tópico território, comunidade e a proteção próxima apresenta a proteção social que significa que a proteção social também faz parte do território , apresenta a afinidade entre os habitantes.  No final do capítulo a autora escreve sobre os déficits de lugares que são marcados pela desigualdade social e mostra a cidadania como rede de enfretamento contra as desigualdades sociais.

No capítulo 2 : Cidades entre medidas sociais territoriais a autora discorre sobre experiências de indicadores de compreensão das dinâmicas das cidades brasileiras. Além disso o texto cita várias conferencias como a de Habitat que passa a mobilizar estudos sobre o desenvolvimento sustentável , economia solidaria e meio ambiente .Outra conferencia importante retratada no texto é cúpula mundial de Copenhague que o trata o desenvolvimento social como prioridade para as nações.

Nesse capítulo a autora apresenta tópicos e definições de cada métodos usados nos estudos presente. No primeiro tópico O alvorecer de medidas sociais e territoriais a autora mostra a metodologia de estudos usada na década de 90 a relação espaço/ território e meio ambiente sobre condições de vidas. No tópico Medidas genéricas urbanas mostra a identificação com determinadas condições de vida e com setores da sociedade , especialmente os mais pobres que sofrem com problemas sociais . Nas medidas sociais residuais apresenta os termos das linhas de pobreza e a linha de Indigência , além disso apresenta a cesta básica como termômetro quanto ao acesso de consumo apresentado pelo IPEA. Outras definições tratadas pela a autora é as medidas sociais temáticas que apresenta o cálculo das desigualdades de rendas que são os índices de Gini e o de Theil que são ajustador de indicadores do PIB e a as medidas intra-urbanas que caracteriza a leitura das desigualdades internas dos territórios analisados .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (712.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com