TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HIDRICOS

Por:   •  28/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

RECURSOS HIDRICOS

O que são (Gabriel)

Os recursos hídricos são todos os corpos de água que existem no planeta, desde os oceanos até aos rios, lagos e arroios*. Estes recursos devem ser preservados e utilizados com consciência uma vez que são indispensáveis para a existência da vida.

*Arroios- Pequena corrente de água, permanente ou não

Uma das grandes dificuldades que enfrenta a humanidade é a falta de água doce. Mais de 97% da água da terra é água salgada, cujo aproveitamento é mínimo e é imprópria para consumo. Os 3 % restantes de água do planeta é doce, das quais 2,5% estão presas nas calotes polares. Dos o,5% de água restante no mundo, a maioria está presa nos solos subterrâneos

População mundial- 7,9 biliões de habitantes

Aquífero (Margarida)

Um aquífero é uma unidade geológica onde se infiltra e se armazena água que pode ser utilizada como fonte de abastecimento. Geralmente, ao penetrar em camadas porosas, quase sempre de rochas sedimentares, a água passa por um processo natural de filtragem, tornando-se própria para consumo. Num aquífero ocorre também uma permeabilidade que permite a movimentação do volume da água no seu interior.

O aquífero livre- apresenta-se com um extrato superior permeável, sendo inferiormente limitado por uma rocha semipermeável. Encontram-se, em geral, em profundidades pequenas, sendo quase sempre limitados pela própria superfície ou pelo limite de acumulação da água. Esse tipo de aquífero é o de mais fácil extração de recursos hídricos, sendo, muitas vezes, chamado de aquífero freático.

É retirada através de poços

Os aquíferos suspensos- são formados por uma base inferior impermeável e uma base superior permeável ou semipermeável, sem a capacidade de transmitir, acumular ou receber mais água.

aquíferos cativos- são aqueles cercados por camadas impermeáveis e mantidos sob uma pressão interna superior à pressão atmosférica. Quando perfurados, os seus poços costumam jorrar água em velocidade razoável por causa da pressão ser superior.

A água é retirada dos aquíferos através de furos com bombas.

Os aquíferos são importantes fontes de recursos em razão de sua grande quantidade de água armazenada. No entanto, torna-se problemática a sua utilização excessiva e, principalmente, a sua contaminação com a poluição dos solos e a utilização de reagentes químicos na superfície, pois compromete a durabilidade e o poder de renovação desse recurso natural.

PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA (João)

Em todo o mundo, a maior parte da água que utilizamos destina-se à prática agrícola. Cerca de 70% de toda a água doce é utilizada em irrigação de plantações e, a maior parte dessa água não pode ser reaproveitada, pois encontra-se contaminada por fertilizantes e pesticidas químicos.

Dos 30% restantes, aproximadamente 20% são utilizados pela atividade industrial em seus processos de produção.

Os outros 10% são utilizados pela população mundial para realização de diversas tarefas, que vão desde o próprio consumo até a sua utilização para o preparo de alimentos, higiene pessoal, limpeza na habitação, entre outros.

Quantidade de água gasta em vários produtos

Carne bovina- 15.400 L/Kg

Carne ovina- 10.400 L/Kg

Carne suína- 6.00L/ Kg

Carne caprina- 5.500 L/Kg

Carne galinha- 4.300 L/Kg

Café: 130 litros para 1 chávena de café.
Vinho: uvas 610 litros/kg. Um Kg de uva dá 0,7 litros de vinho, de modo que um vinho é 870 litros de água por litro de vinho. Isto significa que uma taça de vinho (125 ml) custa 110 litros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com