PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA
Por: andreia9612 • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.186 Palavras (17 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA(PE:ID)
POSTAGEM 3 (EXAME): Atividade 1 + Atividade 2
SANDRA ANDRÉIA PEREIRA MOREIRA
1504567
MARACAJÚ - MS
2018
Sumário
1.Introdução 04
2. REFLEXÃO REFERENTES AOS 13 TEXTOS 05
2.1 Educação? Educações: aprender com os índios................................... 05
2.2 O fax do Nirso......................................................................................... 05
2.3 História da Chapeuzinho Vermelho versão do Lobo............................... 06
2.4 Pescaria inesquecível............................................................................. 06
2.5 Folha de papel amassado....................................................................... 07
2.6 A lição dos gansos.................................................................................. 07
2.7 Assembleia da carpintaria....................................................................... 08
2.8 Colheres de cabo comprido..................................................................... 08
2.9 Faça parte dos 5%.................................................................................. 08
2.10 O homem e o mundo............................................................................. 09
2.11 Professores reflexivos................................................................................................. 09
2.12 Um sonho impossível.................................................................................................. 09
2.13 Pipocas da vida.................................................................................... 10
3. Reflexão Referente ao Texto Selecionado: O Aluno Computador de Rubem Alves..................... 12
4. Considerações Finais................................................................................ 16
5. Referências.............................................................................................. 17
Introdução
A disciplina Prática de Ensino é dividida em etapas, cada uma delas nos trazem orientações referentes a nossa formação. O contexto propostos nessas prática é de colocar os universitários diante de situações problemas que supostamente possam ocorrer durante nossa futura ação educadora em todos os níveis de ensino que possamos estar. No decorrer das introduções apresentados em vídeos aulas e livro-texto compreendemos a necessidade de conhecermos a realidade de nossa pretenciosa profissão.
Compreendemos desde já que todas as atividades aqui realizadas não fugiram do contexto escolar vigente e muitas vezes as situações que fomos exposto vão além, das discussões frequentes sobre a práxis docentes de educadores em atividade. O seguinte trabalho nos direciona a termos um olhar mais apurados sobre os diversos níveis de educação e a crítica sobre cada uma delas.
O professor na atualidade tem se deparado com questionamentos sobre a metodologia e postura antiquada e autoritária dos anos de sua formação. Podemos perceber hoje que essa postura não tem sido a melhor escolha para o profissional da educação, pois, nossos alunos são outros, é outra realidade, cada um tem um experiência diferente e tantos outros aspectos podemos notar.
Considerando cada reflexão uma autoanálise de si mesmo, a proposta curricular aqui elencada tem por objetivo fazer com que antecipadamente possamos repensar no modelo profissional que desejamos seguir, quais os educadores que temos como espelho, qual o modelo de educação é a mais correta e principalmente nos ensinar a sermos professores reflexivos e não permitir nos tornar professores imutáveis cheios de autoridade e pouca qualidade de ensino á oferecer aos nossos futuros discentes.
2. Reflexões Referentes aos 13 texto
2.1 Educação? Educações: aprender com os índios
Esse texto é muito interessante nunca paramos para pensar sobre a educação. Quando somos colocados na escola em uma sala de aula com diversos alunos e professor detentor do conhecimento pensamos que seremos educados. Ao adentrar a Universidade com todas aqueles doutores que irão transmitirá nós um pouco do se conhecimento acreditamos que estamos sendo educados para realizar determinada tarefa.
Acontece que a educação não tem um paradigma a ser seguido, a mesma ocorre em todos os lugares em que estamos inseridos. Desde muito cedo a educação ocorre em nossas vidas, a cultura, a religião, a formação da personalidade, as experiências adquiridas ao longo do desenvolvimento do ser humano são bagagens carregadas por ele por muito tempo.
Mas, ao chegar em determinada época de sua vida muitas dos ensinamentos que recebemos deixamos para trás, pois, outros tipos de educações tomam lugar da antiga. Quando deixamos de pedis a benção de nossos pais, abandonamos a religiosidade que antes era nossa maior alegria, quando recebemos uma formação e a abandonamos, etc.
O texto acima mostra justamente essa inversão de valores, o que para uns é educação para outros podem não ser. Os índios recebem a educação que necessitam para sobreviveram na floresta, aprendem a caçar, pescar, plantar, caso esses valores deixem de ser enraizados nada mais fará sentido. A educação que era considerada pelos portugueses a melhor dentro da aldeia não teria sentido. Essas pretensões de acreditar que a educação é algo pronto e acabado não e depende do lugar ou meio social que está inserido é fictícios, pois, em todos os lugares estamos sempre aprendendo.
...