Produção agrícola, relações de trabalho e produção na realidade agrária brasileira
Por: Ari Vieira • 8/6/2017 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Campo e Cidade
Professor: André Eduardo
Aluno: Arivonaldo Vieira Junior RA: 1366976
Avaliação
Em que sentido Graziano da Silva (1996), Elias (2007) e Fernandes (2002) contribuíram para pesquisas geográficas sobre a produção agrícola, relações de trabalho e produção na realidade agrária brasileira?
R. Para Graziano da Silva existe uma diferença entre a questão agrícola da questão agrária para ressaltar a importância da politica de reforma agrária. Assim, enquanto a primeira diz respeito aos aspectos ligados às mudanças na produção em sim mesma (o que, onde e quando se produz), a segunda está ligada às transformações nas relações de produção e de trabalho e acesso à terra. Portanto, os indicadores da questão agrária vão bastante além da simples medição de quantidades produzias e de preços recebidos.
Para Elias, o contexto de modernização do campo e a relação campo cidade passam por absorver os modos de produção e as relações de trabalho inerentes ao meio técnico-cientificio-informacional que tem o poder de impor especializações produtivas aos lugares e aperfeiçoar as técnicas de produção, logística e comercialização.
Fernandes faz a distinção de agricultura familiar e agricultura camponesa. Para ele, a agricultura familiar baseia-se nas relações de trabalho familiar, onde os conflitos pela posse da terra tendem a desaparecer, na medida que os produtores se integram ao mercado. Na outra ponta a agricultura camponesa, tem como enfoque a luta pela terra e pela reforma agrária e as especificidades que envolvem o “mundo camponês”, neste sentido a reforma agrária torna-se necessária e urgente como parte do processo de reconstrução da identidade camponesa.
...