RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR
Por: Rubem Sergio • 10/11/2018 • Artigo • 3.562 Palavras (15 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IV
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
CAMILA SILVA RIOS
EDILENE DE SANTANA SOUZA
LAFAYETE GOMES QUEIROZ
RUBEM SÉRGIO ARAGÃO MARQUES
RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR
JACOBINA-BA
2017
CAMILA SILVA RIOS
EDILENE DE SANTANA SOUZA
LAFAYETE GOMES QUEIROZ
RUBEM SÉRGIO ARAGÃO MARQUES
RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR
Produção de artigo científico, como avaliação parcial do componente curricular Metodologia do Trabalho Científico, curso de Licenciatura Plena em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus/IV, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Prof. Liliane Matos Góes
JACOBINA – BA
2017
SUMÁRIO
RESUMO 4
TEACHING RESOURCES AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN TEACHING SCHOOL CARTOGRAPHY 4
ABSTRACT 4
INTRODUÇÃO 5
1 O ENSINO CARTOGRÁFICO E SEUS EMPECILHOS 5
1.1 O educador e a alfabetização cartográfica 6
1.2 Os mapas como instrumento de aprendizagem 8
1.3 O desafio de orientar-se geograficamente 10
1.4 Atividade lúdica 10
INSTRUÇÕES: 12
MODO DE JOGAR: 12
2 METODOLOGIA 14
3 ANÁLISE DOS RESULTADOS 14
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 16
RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR
RESUMO
Este artigo objetiva analisar o atual cenário da geografia nas escolas brasileiras, pondo em vista as dificuldades encontradas pelos professores e alunos. Carga horária reduzida e a falta de materiais adequados para discorrer atividades em sala são fatos que atrapalham o ensino, além disto o pouco conhecimento dos docentes quanto à cartografia torna o contéudo passado aos alunos vago, o que acarreta de forma negativa no seu desenvolvimento pessoal. Expomos também o déficit de ambas as classes quanto à leitura de mapas, onde é perceptível que os mesmos não tem a capacidade de de localizar-se/orientar-se por meio de tal representação gráfica. Após trazermos o contéudo e seus conceitos desenvolvemos uma atividade de natureza lúdica afim de auxiliar na compreensão do espaço geográfico pelas crianças, facilitando a alfabetização cartográfica.
Palavras-chave: Ensino cartográfico. Alfabetização cartográfica. Dificuldades no ensino. Orientação.
TEACHING RESOURCES AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN TEACHING SCHOOL CARTOGRAPHY
ABSTRACT
This article aims to analyze the current scenario of geography in Brazilian schools, taking into account the difficulties encountered by teachers and students. Reduced working hours and the lack of adequate materials to carry out classroom activities are factors that impede teaching. In addition, teachers' lack of knowledge about cartography makes the content of the course empty for students, which negatively affects their personal development. We also show the deficit of both classes in reading maps, where it is noticeable that they do not have the capacity to locate / orient themselves through such a graphic representation. After bringing the content and its concepts we developed an activity of a playful nature in order to help children understand the geographic space, facilitating cartographic literacy.
Keywords: Cartographic teaching. Cartographic literacy. Difficulties in teaching. Guidance.
INTRODUÇÃO
Neste artigo iremos discorrer sobre os recursos didáticos e as práticas pedagógicas no ensino da cartografia escolar, evidenciando a necessidade de uma remodelação no ensino da cartografia em sala, proporcionando assim uma melhor experiência aos alunos diante de tal assunto dado.
Ao realizarmos pesquisas sobre o assunto percebemos a grande lacuna presente na Geografia enquanto disciplina, em relação à cartografia escolar já que a maioria dos professores não tiveram formação específica, ou não possui um domínio necessário para trabalhar isso em sala de aula.
É fato que a forma com que o contéudo cartografico é transmitido aos alunos dos níveis de ensino fundamental e médio deixa a desejar. Os mesmos apresentam dificuldades com relação aos assuntos mais básicos da cartografia, tais como: latitude, longitude, coordenadas geográficas e localização no espaço geográfico. Isso por que na licenciatura em geografia poucos docentes se preocupam em trabalhar com os licenciandos tais assuntos, o que reflete o atual déficit do ensino.
É válido ressaltar que os professores não são os únicos "culpados" por tal situação. Logo, trazemos uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual não expomos apenas erros, mas sim evidenciamos soluções e conclusões a partir de informações coletadas e formuladas.
O ENSINO CARTOGRÁFICO E SEUS EMPECILHOS
Em sua densa maioria, os primeiros anos do ensino fundamental é marcado pela ausência de capacitação dos profissionais atuantes e pela complexidade que envolve o papel do professor. É necessário que exerçam sua função de forma polivalente, dominando minimamente contéudos de diversas áreas, o que causa problemas. Já que, sua formação é fundamentada na pedagogia, ou seja, recebem uma formação geral e não tem nenhum auxílio para dominar um assunto específico como é o caso da cartografia. Conforme afirmam Castrogiovanni e Costella (2006, p. 17) "Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, muitas vezes, o papel do professor se torna problemático, pois a sua formação é mais geral que específica, o que lhe possibilita ser mais interdisciplinar".
...