Resumo sobre o texto notas sobre a experiência e o saber de experiência
Por: nataliaqueiroz12 • 6/3/2019 • Relatório de pesquisa • 404 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
[pic 1]
Metodologia Científica
Alunas: Natalia Queiroz de Lima, Thamyrys Jyennef Morais da Silva
Curso: Licenciatura em Geografia
Professor: Tomaz Aquino
Resumo
Notas sobre a experiência e o saber de
Experiência.
Larrosa traz uma nova proposta de educação vista de dois pontos de vistas, um baseado em ciência e técnica e o outro baseado na política e na crítica. O autor não fala mal e nem faz elogios a esses dois modos de ver a educação, pelo contrário ele propor uma terceira forma de nós enxergamos a educação.
Essa terceira forma é a experiência e o sentido, onde a experiência para ele é tudo aquilo que nos acontece, tudo que nos ocorre e tudo que nos acontece no sentido da vida. E fala que a cada dia se passa muitas coisas, mas ao mesmo tempo nos falta experiência.
No texto ao invés de nos descrever a experiência, ele fala como não obtemos experiências na atualidade. Primeiro ele cita excesso de informação¸ pois atualmente temos muitas informações vindo de toda parte por conta da globalização. Ele diz que informação diferente de conhecimento em excesso nos causa uma falta de experiência. O autor fala que o sujeito da informação busca sempre está informado, mas falta conhecimento e experiência.
O segundo ponto que prejudica a experiência é o excesso de opinião, mostra que a própria educação é culpada por isso, pois nos sentimos arrogantes achando que podemos da opinião sobre tudo, sendo que os indivíduos que não tem opinião formada são criticados pela própria sociedade , que isso chega a ser preocupante já que as opiniões são pautadas em informações, mas não em conhecimento .
O terceiro ponto é a falta de tempo, nós fazemos muitas coisas durante o dia e estamos sempre preocupados, nos falta tempo para ter experiência e a experiência é algo que nos tocaria e modificaria
O quarto ponto seria o excesso de trabalho, que quanto mais trabalhamos menos experiência nós temos, muitas pessoas acham que quanto mais trabalham mais experiência adquiri, mas para o autor não funciona dessa forma, pois ao entrar em uma rotina de trabalho intensa você deixa de ter experiência, pelo simples fato de você está nessa rotina, deixando assim de experimentar algo novo.
Para Larrosa só estaremos expostos a experiência quando executarmos esse processo de romper esses quatro pontos que ele coloca, que nos impede de ter acesso a essa experiência, fala também para não confundirmos experiência com experimento, pois se realizarmos a nossa vivência em um experimento não teremos a experiência.
...