A Reforma agrária se faz necessária no Brasil
Por: elizandra.fayal • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
Questões:
- No Brasil tem terras para todos? Por quê?
Não, a reforma agrária se faz necessária no Brasil, pois a estrutura fundiária em nosso país é muito injusta. Durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa, a metrópole dividiu e distribui as terras da colônia de forma injusta. No sistema de Capitanias Hereditárias, poucos donatários receberam faixas enormes de terra (pedaços comparados a alguns estados atuais) para explorar e colonizar. Desde então, o acesso a terra foi dificultado para grande parte dos brasileiros. O latifúndio (grande propriedade rural improdutivo) tornou-se padrão, gerando um sistema injusto de distribuição da terra. Para termos uma ideia desta desigualdade, basta observarmos o seguinte dado: quase metade das terras brasileiras está nas mãos de 1% da população.
- Como esta distribuída a terra no Brasil?
A distribuição das terras cultiváveis no Brasil evidencia uma enorme concentração de terras nas mãos de poucos e uma grande parcela de pequenos produtores. Os últimos dados divulgados pelo INCRA é corroborados pelo DIEESE. Nos revelam que tão somente 0.9% da população de tem a propriedade de 42% das terras, em áreas médias de 6,09 mil hectares, enquanto 33,73% das terras se encontram nas mãos de 32 milhões de agricultores, em propriedades entre 5 a 8 hectares.]
- Como vivem e trabalham os habitantes do interior, que não tem terra e vem para a cidade grande?
Elas vivem de maneira precária pois as consequências do êxodo rural são sentidas nas cidades. Boa parte das pessoas que deixam o campo não possui um bom grau de escolaridade e muito menos algum tipo de especialização. Com isso, elas ficam desempregadas ou conseguem empregos que pagam salários muito baixos. Essas pessoas se tornam moradoras de ruas, vão morar em favelas ou bairros muito pobres.
- Quem foi Chico Mendes? O que aconteceu com ele? Por quê?
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais. Em 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa quando saia para tomar banho morreu porque mandou investigar os grandes fazendeiros.
- De que maneira o grileiro tira o posseiro da terra?
O grileiro é a pessoa que se apropria ilegalmente de terras e apresenta título falsificado de propriedade e assim consegui tirar a terra do posseiro que é o trabalhador rural que tem a posse da terra (trabalha nela e dela retira seu sustento há mais de dez anos), mas não possui o documento legal de propriedade da terra.
- O que é o movimento dos sem-terra e quais são suas formas de luta?
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra , mais conhecido como Movimento dos Sem Terra, sigla MST, é um movimento de massa que luta, basicamente, por terra, pela reforma agrária e por mudanças na sociedade. O MST reafirmou a ocupação do latifúndio como a principal forma de luta pela terra. Conquistas de uma luta coletiva na qual muitas pessoas também perderam sua vida, seja no dia a dia da violência do latifúndio, seja em massacres mundialmente divulgados, como o caso de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. É assim que o MST vem ajudando a recolocar na agenda política brasileira a questão da Reforma Agrária: fazendo a luta pela terra e afirmando, em suas iniciativas, a possibilidade de novas relações sociais, e de um novo projeto de desenvolvimento para o campo, e para o país.
...