AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS JESUÍTICAS NO BRASIL COLÔNIA
Por: Leandro Barbazza • 21/9/2019 • Artigo • 293 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Modelo de projeto
Leandro de Lima Oliveira junior (8095845)
História - Licenciatura
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS JESUÍTICAS NO BRASIL COLÔNIA
Tutor: Prof. Edgar Bruno Franke Serratto
Claretiano - Centro Universitário
ARAÇATUBA
2019
CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A educação formal no Brasil tem suas raízes ainda na colônia. Por meio das missões jesuíticas, os povos indígenas tinham acesso a conteúdos da educação erudita e religiosa, além de musica e arte europeia. Com o nosso artigo, nos propomos a elucidar as características dessa educação.
JUSTIFICATIVA
Com a ampla variedade de estudos extremamente bem e profundamente elaborados sobre o tema, carecemos de um trabalho que seja um documento rico em informações, porém, de caráter introdutório para o assunto.
OBJETIVOS
O presente estudo pretende reunir e apresentar os principais aspectos da educação no Brasil à época dos Jesuítas.
METODOLOGIA
Ao consutar diferentes fontes de renomados autores sobre o tema, separaremos os assuntos mais fundamentais e recorrentes e os exporemos no trabalho, mostranto as diferenças e semelhanças entre as opiniões quando houver necessitade.
REFERÊNCIAS
HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, n. 55, p.30-41, Nov. 2001.
RIBEIRO, M. L. Santos. História da Educação Brasileira: a educação escolar. 12. Ed. São Paulo: Autores Associados, 1992.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política educacional no Brasil - introdução
Histórica. 3. Ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.
Orientações Gerais
* Para formatação dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, siga as orientações do tópico “2.1. Estrutura do Artigo Científico”, Unidade 3, do Caderno de Referência de Conteúdo (CRC).
* Para referenciar corretamente as fontes utilizadas (item “Referências”) siga as orientações do tópico “2.8. Referências”, Unidade 2, do Caderno de Referência de Conteúdo (CRC).
* Após a constituição do Projeto de Pesquisa, ao fazer a transição para o Artigo Científico, substitua os itens (“Contextualização/revisão Bibliográfica”, “Justificativa” etc.) pelas seções “Introdução”, “Desenvolvimento”, “Considerações Finais” e mantenha o item “Referências”, conforme exemplo a partir da página 3.
...