O Ensino de História
Por: jujulia12234 • 7/11/2020 • Trabalho acadêmico • 624 Palavras (3 Páginas) • 113 Visualizações
QUESTÃO OBRIGATÓRIA: No que concerne o ensino de História, é fundamental que o professor reflita sobre a realidade social do aluno e suas vivências para que sua abordagem em sala de aula torne-se um atrativo para o estudante, além de contemplar o conteúdo a ser discutido. Nesse sentido, quanto mais o aluno se sentir próximo à História, mais ele terá vontade de interagir e participar das aulas. O professor deve trazer a História para perto dos alunos e construir junto com ele o saber em História.
O objetivo de uma aula de História é a produção de saberes de natureza histórica que façam sentido aos alunos, que sirvam para que eles se indaguem acerca de sua vida social e familiar, de seus relacionamentos, de seus valores, de sua história enfim (SEFFNER, 2010). Como bem pontua Fernando Seffner, a função do ensino de História é fazer com que o aluno construa uma reflexão sobre seu papel social, que crie relações entre os acontecimentos históricos e sua própria realidade. Quando um aluno estiver estudando sobre a Grécia Antiga, consiga estabelecer relações com a sociedade contemporânea e com seus atuais valores.
O ensino de História precisa ser voltado para a realidade do aluno, isso é fato. Mas qual a metodologia que o professor deverá utilizar para aproximar o aluno do conteúdo proporcionando uma melhor aprendizagem? A abordagem metodológica deverá ser feita de forma que esse conteúdo seja envolvido a algo cotidiano do aluno, permitindo que ele faça um reflexão sobre o processo histórico e a realidade que o cerceia. Uma maneira disso acontecer é abordar a temática de jogos e brincadeiras lúdicas dentro de sala de aula. Os jogos devem ser entendidos enquanto prática cultural que pressupõe a intenção social de saberes e fazeres (ALBAINE, 2017). Portanto, deve-se fazer entender que os jogos são uma realidade de todas as crianças e adolescentes, e que se abordados da maneira correta, pode ocasionar na melhor assimilação do tema pelos alunos. Seja um vídeo game, um RPG ou um jogo de tabuleiro, podem fazer com o que os alunos entendam que a História fica mais fácil de ser entendida colada frente às vivencias rotineiras.
Para além dessa discussão, o professor poderá utilizar de outros recursos para levar a matéria com mais precisão ao aluno. Explorar sua imaginação fazendo-o viajar no tempo para dentro de um tema, despertando sua criatividade, problematizando alguma questão e até reforçando o trabalho em grupo. Um ótimo meio para discutir sobre a temporalidade no processo de ensino e aprendizagem, é o cinema como recurso didático. Assistindo um filme, o aluno pode compreender os diferentes aspectos culturais, históricos e geográficos do tempo passado e do tempo presente.
Através de todas as discussões realizadas em sala de aula, o aluno poderá construir dentro de si uma consciência histórica muito grande, pois ele terá relacionado todo o conteúdo com aspectos particulares e cotidianos da sua vida. Nesse contexto, o ensino de História abre a possibilidade para o engrandecimento pessoal e intelectual de cada aluno, fazendo com que desenvolvam um olhar sensível para temas históricos e sociais do temo presente.
CENA 1: Sabemos que no mundo contemporâneo a realidade e o papel de um professor em sala de aula fica cada vez mais propensa a críticas externas e
...