POLITICA SOCIAL DO CONHECIMENTO
Por: Teoria e Metodologia História • 7/3/2016 • Resenha • 925 Palavras (4 Páginas) • 742 Visualizações
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
LILIANE DOS SANTOS MENEZES
POLITICA SOCIAL DO CONHECIMENTO
Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina Poilitcas educacionais no 4º período, orientadora profª Josefa Risomar.
Paripiranga
2015
REFERENCIAS: Demo Pedro, politica social do conhecimento: sobre futuros combates á pobreza / Pedro Demo – Petropolis, RJ : vozes, 2000.
CITAÇÕES DA OBRA:
“Segundo, a pobreza politica passa a ser considerada repto ainda mais grave que o da pobreza material.”( p-10).
É global, porque os componentes centrais de produção ( capital,trabalho, matéria-prima, gestão, informação, tecnologia, mercados) são organizados em escala global, seja, diretamente, seja através de uma rede de conexões entre os agentes econômicos.(p-15)
“Ironicamente, a economia da mais-valia relativa seria aquela madura para o socialismo, porque teria resolvido o problema da produção, colocando-se, então, o da redistribuição.”(p-20).
“A assistência tem comparecido á cena como a politica social mais requisitada e, no fundo, mais relevante. Inclusive para certas esquerdas, a renda mínima geral e irrestrita seria o ápice da politica social.” (p-23).
“Faz parte da democracia, do estado de direito e dos direitos humanos que a sobrevivência não possa depender do mercado, sendo devida incondicionalmente.” (p-26).
“Nem sempre é fácil combinar os dois termos, mas parece cada vez mais claro que as oportunidades de desenvolvimento depende crucialmente da qualidade educativa popular e do manejo critico e criativo do conhecimento.” (p-36).
“A critica ao conhecimento moderno, feita pelo conhecimento dito pós-moderno, aponta, entre outras coisas, para a contradição da proposta de emancipação realizada ás custas das maiorias.”( p-45)
“Cada sociedade funciona dentro de suas próprias verdades, normas e valores, que podem ser questionados sempre ,mas tem validade relativa, já que as pessoas padronizam seu comportamento diário por eles.” (p-46).
“Em termos práticos, quer dizer que a politica social precisa tornar-se estratégica, não so para significar articulação de esforções e recursos globais,mas sobretudo para poder penetrar a esfera econômica.” (p-56).
“Extremamente relevante espaço da politica social do conhecimento é a educação profissional, que assoma no horizonte como um dos desafios mais fortes diantes das incertezas do mercado.” ( p-62).
“O sentido maior da politica social do conhecimento é a conquista própria da capacidade de fazer-se oportunidade.” (p-79).
“Se é ingênuo interpretar a sociedade fora do contexto do conflito, é mais ingênuo imaginar que o conflito, é ainda mais imaginar que conflito seja a impossibilidade de conviver.” (p-80).
TEXTO DISSERTATIVO
A obra “politica social do conhecimento” ela aborda em cinco capítulos, não só a questão da pobreza, mas sim da politica econômica a qual estamos expostos. O autor retrata sobre a questão da pobreza politica, na qual ela é responsável pelos fatores nos quais aumenta a desigualdade social em diversos âmbitos.
Hoje vivemos em mundo que se diz globalizado, mas essa globalização ela não favorece a todos. O que deveria ser um progresso ela acaba sendo um meio que retrógado, onde as pessoas não tem oportunidade de crescimento elas acabam que vivendo em um estado de alienação, onde que tem que vender seu trabalho barato, para manter a sobrevivência própria e o da sua família.
...