A Contra Reforma Católica
Por: ReRodrigues • 23/7/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 384 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
História – A Contrarreforna Católica
Decisões do Concílio de Trento (1545-1563)
- Reafirmação dos dogmas católicos,
- A manutenção das sacramentos,
- A confirmação da transubstanciação da hierarquia do clero e do celibato clerical,
- A venda de indulgências, e
- Aprovou propostas para a fundação de seminários da teologia.
Inquisição da Idade Média – tinha por objetivo combater heresias e seitas contrárias aos dogmas da catolicismo. Muitas mulheres acusadas de bruxarias, foram queimadas vivas ou enforcadas em cerimônias públicas chamadas “autos da fé”.
Inquisição Moderna – estabeleceu-se com mais força em Portugal, na Espanha e na Itália a partir do século XV. Seu principal alvo eram os cristãos-novos, que tinha presença expressiva nas atividades administrativas e comerciais dos reinos ibéricos. A influência desse grupo gerava conflitos com os cristãos-velhos, principalmente entre os membros da nobreza e do clero. Na Espanha a força da Inquisição levou os reis católicos, Fernando E Isabel, a decretarem em 1492 a expulsão de todos os judeus do reino. A Inquisição também perseguiu os adeptos das igrejas reformadas.
Atribuições da Companhia de Jesus – Responsáveis por introduzir e fortalecer o catolicismo em muitas regiões, transformaram-se em educadores e desempenharam papel fundamental na catequese dos povos nativos das colônias portuguesas e espanholas na Amércia.
Desestruturação do feudalismo – Ao criar uma moral econômico-religiosa, atuou para reposicionar a burguesia na sociedade legitimando seus negócios e atribuindo-lhe uma nova imagem e em seguida provocou a ruptura da cristandade na Europa Ocidental, abalando o prestígio e a autoridade do papa, um dos sustentáculos do mundo feudal.
Mapa
Reino da Noruega, Reino da Suécia, Reina da Dinamarca, Prússia, Sacro Império Romano-Germânico e Império Otomano – Luteranos
Reino da Escócia, Reino da Polônia,, Império Otomano e Sacro Império Romano-Germânico – Calnivistas
Reino da Inglaterra e uma pequena parte da Irlanda – Anglicanos
Irlanda, Portugal. Reino da Espanha, Reino da França, Sacro Império Romano-Germânico, Estados da Igreja e Reino de Nápoles – Católicos
Império Otomano e Reino da Polônia – Ortodoxos
Império Otomano – População Islâmica
Reino da França, Reino da Escócia , Estado da Igreja e Sacro Império Romano-Germânico – Minoria calvinista
Reino da Inglaterra – Minoria Católica
Bernardo Rodrigues Cunha Ramos turma: 1002
...