BNCC – Base Nacional Comum Curricular
Por: Érika Oliveira Martins • 28/6/2019 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
O Brasil é um país com uma enorme diversidade cultural e de grandes desigualdades, a educação é um deles, são muitos os problemas encontrados na educação brasileira, em especial nas escolas pública.
Foi através desse cenário que se viu a necessidade de aumentar a qualidade e a igualdade de ensino no país, colocando realmente em prática um documento referencial comum previsto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Iniciando assim em 2015 a construção e elaboração da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, um documento que irá conduzir o ensino, com conhecimentos e habilidades essenciais a serem desenvolvidos pelos estudantes.
A BNCC aponta que a Educação Básica brasileira deve promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária. (PENIDO,2018)
É importante esclarecemos que a BNCC não é o currículo, mas uma orientação curricular obrigatória com aprendizagens comuns a todas as escolas, cada instituição terá irá construir o seu currículo com a participação de seus docentes e gestores, utilizando as estratégias que julgam mais adequadas em seu projeto político pedagógico, desde que sintonizados com a base.
O currículo é algo mais abrangente se comparado à BNCC. A base apresenta apenas o que ensinar para cada ano. O currículo deve apresentar, além dos princípios da rede/escolas, o como ensinar, ou seja, quais as estratégias metodológicas mais adequadas para o desenvolvimento daquilo que está sendo proposto na BNCC. Para que a construção do currículo seja legítima e todos se sintam representados, é importante contar com a participação de todos os representantes da rede. O currículo precisa ser algo vivo - não um documento apenas para ser entregue e arquivado. (VICHESSI,2018)
...