EM BUSCA DO PASSADO
Por: ADASDASD1412423F • 30/8/2022 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
Legislação Apartheid
A partir de 1948 na África do sul, foi implantado o apartheid cujo mesmo consistia em um sistema político que não permitia a população negra possuir os mesmos direitos que a população branca. Em média, nessa época a população sul-africana era constituída por uma maioria de 70% negra, que acabaram ficando sem o direito do voto, de possuir propriedades nas mesmas áreas que os brancos e até mesmo de sair livremente pelas ruas.
Diante de diversas leis que tiveram vigor até 1990, vale ressaltar as principais:
- Proibição do casamento entre negros e brancos – 1949
- Todos os registros individuais (RG, Carteira de nascimento etc.) deveriam possuir a raça do cidadão – 1950
- Negros não poderiam mais possuir terras e deveriam se manter separados de brancos e mestiços – 1950
- Proibição da circulação livre sem um documento autorizante dos negros – 1952
- Separação de serviços públicos (escola, hospital, praça pública, estádio esportivo etc.) dos negros e dos brancos, além da proibição da criação de movimentos sociais por parte dos negros – 1953
Conclusão
O Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) foi criado pelo homem branco de origem holandesa e inglesa sendo um regime que tirava os direitos sociais, econômicos e políticos da população negra na própria África do Sul, onde eram maioria, sendo legalizado em 1948 e durando até 1994. Mas não se resumiu a apenas isso, pelo fato de que algumas pessoas iniciaram um trabalho com a resistência, focando na criação do Congresso Nacional Africano, visando assim, a melhora nos direitos da população.
Uma das figuras mais importantes na oposição do Apartheid foi Nelson Mandela, que simbolizou a resistência que se opunha a esse regime, suas atitudes foram de incluir o povo africano na economia, na política e trouxe programa sociais para diminuir a quantidade de pessoas que estavam vivendo numa situação de pobreza extrema e derivados, assim se tornando presidente da África do Sul e trazendo consigo o fim do Apartheid. Nota-se neste trabalho, o quanto o ser humano deseja ser superior aos demais nem que para isso, tenha que humilhar, submeter a sofrimentos, impondo leis e regras as quais beneficiavam apenas uma minoria elitista.
Referências
PEREIRA, Analúcia Danilevicz. “África do Sul e Brasil: dois caminhos para a transição ao pós-Guerra Fria” (Tese de Doutorado). Porto Alegre: PPG em História da UFRGS, 2007.
PEREIRA, Francisco José. Apartheid: o horror branco na África do Sul. São Paulo: Brasiliense, 1986.
...