Política e sociedade
Por: Bad Girl • 20/9/2016 • Dissertação • 328 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Muito se tem discutido, recentemente, acerca do crescimento da corrupção no cenário político brasileiro. Os desvios de dinheiro público, fraudes e roubos cometidos pelos nossos representantes governamentais, geram na sociedade o sentimento de impunidade e indignação. Ao analisar historicamente o desenvolvimento do Brasil, é possível conhecer a origem da desmoralização no governo, pois não e só uma questão política, mas também social.
No início do século XIX, quando a Família Real portuguesa desembarcou no Brasil, percebia-se que o príncipe regente Dom João VI sustentou durante anos milhares de pessoas com os recursos financeiros públicos; muitos conselheiros do príncipe enriqueceram cobrando propina de fazendeiros, e muitos bandidos eram nomeados governadores de capitanias, pois a lei punia apenas criminosos pobres. É verdade que o País evoluiu em muitos aspectos desde 1808, porém é possível observar os maus hábitos passados que continuam presentes na política brasileira.
Ainda convém lembrar que os problemas não são apenas políticos, mas também sociais. O famoso “jeitinho brasileiro” conhecido mundialmente, é motivo de orgulho e de vergonha, pois ao mesmo tempo em que é utilizada para resolver problemas de forma criativa e inusitada, também está ligada a nossa propensão de obter vantagens em cima dos outros. A prática do jeitinho nos influencia a julgar atitudes errôneas como corretas, como por exemplo, furar filas, estacionar em locais impróprios, “fazer hora” no trabalho, suborno, etc.
Em virtude dos fatos mencionados, se a impunidade aumenta a ocorrência da corrupção, extingui-la, então, seria a maneira mais eficaz para acabar com esse problema que assola o Brasil. Isso será possível com a reorganização nas regras do país, com leis eficazes para que ela possa agir com igualdade para todas as classes. É preciso também que a sociedade colabore, e saiba se comportar com ética e respeito perante o outro, pois assim, poderemos usufruir de um país melhor e mais igualitário.
...