Valores Axiológicos de Thoreau e Rousseau, o Comparativo Entre Eles e em Que se Divergem
Por: amizael • 11/10/2016 • Resenha • 710 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Professor: Mauricio Souza
Disciplina: História das Idéias Políticas
Acadêmico: Amizael dos Santos Silveira
Valores axiológicos de Thoreau e Rousseau, o comparativo entre eles e em que se divergem
Ao fazer um análize da relação entre Thoreau e Rousseau, se nota um otimismo em relação a natureza do homen, eles vao se concordar em alguns aspectos do homen sim mais suas linhas de pensamentos são divergentes principalmente no que diz a forma de governo , pois enquanto Thoreu vai ser quase que um anarquista Rousseau tenta fase com que a sociedade se adpate de uma forma a sentir liberto sem realmentoe ser.
Este pensadores se aproxima quando pensão que homen não sé um ser confiável pois sempre estára preocupado apenas com si mesmo um pensamento individual, logo numa sociedade gera conflito de interesses provocando uma crise. Entretando seria nescessário segundo estes pensadores que o povo fosse participativo , que para Thoreau sendo ele um homen que era contra a escravidão , que o povo votasse , para decidir o fim dela. Já para Rousseu a participação seria nescessário pois como a vontade particular não favorece a vontade geral , seria necessário que o povo formasse uma so vontade descidindo o que seria bom para todos através de uma convenção, desta forma uma sociedade atuante, que novamente nos trás Thoreau que sugere que o povo busque seus direitos que acaba sendo uma forma participativa.
Porém nestes contextos começa a se desvincular estes pensadores nos pontos em que eles se divergem, pois, Rousseau vai pregar uma forma em que o estado se forme numa vontade geral criando leis e formas de governo na qual o povo descidiria que leis seriam melhor para o bem geral e que seriam impostas a eles, sendo assim uma forma de ser liberto pois partiria do povo e não do governo, o povo estaria protegito por suas leis que sua vizão era preciso proteger o seus bens, que traria um liberdade natural.
Já em Thoreau, se nota uma evidente contrariação a Rousseu , quando escreve A desobediência civil, que busca um povo que luta pelos seus direitos , que de uma certa forma seria individual, ele insita ao povo a não apoiar o governo principalmente em se tratando da escravidão não qua para ele era ultrajante submeter a alguns homens trabalhos piores do que a outros, desta forma como protesto sugere que o povo não se coloque em posição nenhuma e não pague os impostos que afetaria diretamento o goverto e o estado, se distançiando do pensamento de Rousseau , que busca um homen submisso e participante ativamente.
Relacionar os Objetivos teleológicos de Thomas Hobbes e Jhon Locke.
Estes dois grandes pensadores políticos , tem pontos muito comuns com pequenas divergências de pensamentos, no objetivo final deles seria uma forma de contrato ou acordo entre estas pessoas, visando o objetivo publico ou seja o interesse de todos, a fim de protejer e manter seus bens, desta forma o povo seria liberto, mais eles se distançiam no que diz respeito ao controle do povo , pois Locke seriam os homens livres que escolheriam seu governo e Hobbes seria transferido o poder ao governante.
Ambos concordao em um aspecto que é o de que o homen é como se fosse o lobo dele próprio, para Hobbes o homen vive em cosntante competição e de certa forma em guerra, e Locke coloca ele como individualista e preocupado apenas com si mesmo, sendo assim não se poderia achar que o povo com estes interesses individuais e particulares saberia o que seria bom para todos haveria conflitos de interesses.
Desta forma o estado surgiria como um poder acima de todos , uma forma controlar este desiquilibrio do homen , ou seja este lobo, este poder seria acima de todos dos julgamentos e seria soberano, logo se nota que eles são pensadores absolutistas, sendo determina esta forma absoluta de poder, e este esta seriaquem implantaria o contrato na qual estabeleria as regras da boa convivência presando segundo eles pelo bem pela vida de todos.
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