A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IMAGINÁRIA
Por: Elaine Santos • 9/2/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 539 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
EDUCANDÁRIO PADRE GILBERTO
BRENO LÔBO E LUCAS CELIN
CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IMAGINÁRIA
Sociologia
Vitória da Conquista - BA
2018
BRENO LÔBO
CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IMAGINÁRIA
Sociologia
Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia do Educandário Padre Gilberto (EPG), como parte das exigências para a obtenção de nota.
Orientador: Fred Moraes
Vitória da Conquista - BA
2018
Essa sociedade localiza-se na cidade de Luanda, na Angola. Sobre sua vegetação, possui florestas densas, coberturas descontínuas de arbustos e ervas e vastas extensões desertas no Namibe. O clima nesse país, apesar de se localizar numa zona Tropical tem um clima que não é caracterizado para essa região. Por outro lado, enquanto a orla costeira apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte a Sul e dos 800 mm para os 50 mm, com temperaturas médias anuais acima dos 23 °C.
Angola é um país pluri-étnico e multicultural, sendo composto por três grandes grupos étnicos: os Ovimbundos (dos quais fazem parte a maioria da população angolana), os Kimbundos e os Bankongo. A cultura dessa região é conhecida pela religião, dança e culinária. Sua religião, Cerca da metade da população está ligada à Igreja Católica, cerca da quarta parte a uma das igrejas protestantes introduzidas durante o período colonial: as baptistas, enraizadas principalmente entre os bakongo, as metodistas, concentradas na área dos ambundu, e as congregacionais, implantadas entre os ovimbundu, para além de comunidades mais reduzidas de protestantes reformados e luteranos. As danças em Angola também têm o seu espaço, numa amexua entre o tradicional e o contemporâneo, com destaque para as dança dos chingãs, homens trajados e mascarados, a dança dos mumuílas, a dança dos mucubais, e outras danças não menos importante, formam o quadro das danças tradicionais de Angola. Suas comidas, uma aproximação cultural de Angola e Brasil que promoveu um intercâmbio gastronômico entre os dois países, sendo os principais pratos a Muamba, Calulu, cocada, Moqueca, etc.
A política da Angola tem como seu presidente João Lourenço e sua estrutura é a concentração do poder nas mãos do presidente. Que conta com o auxílio de um primeiro ministro acrescido do conselho de ministros. O país é dividido internamente em províncias, que totalizam dezoito. Os líderes ou governadores de cada uma são escolhidos pelo presidente. Nas questões econômicas, é um país Socialista e sua economia depende da agricultura para sobrevivência. Eles passam muito tempo dos seus dias nos campos. A história das relações internacionais de Angola revela que, entre 1975 e 1989, o país esteve fortemente alinhado com a antiga União Soviética e Cuba. Desde a mudança do sistema político em 1991, Angola tem melhorado as suas relações com países ocidentais e reforçado as suas ligações com outros países de expressão portuguesa.
...