A Redação - AIDS no Brasil
Por: leletcis • 1/5/2022 • Resenha • 295 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
Instituto Federal do Amazonas - Campus Manacapuru
Nome: Letícia Abreu da Costa
Ano: 3 ano Curso: Programação de Jogos Digitais - Integrado
AIDS no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de casos registrados de HIV está aumentando entre os jovens, geralmente com idade entre 20 e 34 anos. Esses números podem ter crescido por conta da falta de educação sobre ISTs e a falta de importância que esse assunto começou a ter ao longo dos anos - não sendo tratado com a mesma seriedade como na década de 80 e 90. Exemplos de personalidades famosas, como Freddie Mercury, Cazuza e Renato Russo caíram no esquecimento da população, criando um estigma negativo sobre a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Primeiramente, percebe-se que a conscientização por parte da população atual - que é sexualmente ativa, é praticamente nula, com muitas pessoas descartando o uso de preservativos na hora das relações. Além disso, esse assunto passou a ser considerado “fora de moda”, já que o auge da epidemia de Aids no Brasil deu-se e felizmente ficou nos anos 90. Mas ela não foi totalmente erradicada, e os casos de pessoas soropositivas ainda são um número expressivo no nosso país, que é algo que preocupa os órgãos de saúde.
O combate à doença é algo que avança a cada dia mais, com novas descobertas da medicina atual, que faz com que pessoas com resultado positivo para o vírus possam viver da forma mais saudável possível, contrastando muito com o cenário de antigamente. Mas a luta pela conscientização ainda é árdua, e governo e iniciativas públicas devem tomar ações em conjunto para que esses números mostrados inicialmente possam diminuir a cada vez mais, construindo uma consciência coletiva maior em todos os aspectos e âmbitos da sociedade. Porém.
...