APROXIMAÇÃO DA POÉTICA DE CESÁRIO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS
Por: catarina12345 • 19/3/2017 • Abstract • 1.605 Palavras (7 Páginas) • 339 Visualizações
Cesário verde
Desenvolvimento temático
“A mim o que me preocupa é o que me rodeia”
APROXIMAÇÃO DA POÉTICA DE CESÁRIO ÀS ESCOLAS LITERÁRIAS
Influências artísticas e estéticas na poesia de Cesário Verde
Podemos afirmar a aproximação a várias estéticas. Ao retratar realidades quotidianas, aproxima-o dos poetas portugueses do século XX o que o fez incompreendido no seu tempo.
Tendência romântica:
- idealismo romântico (com o tema da mulher e do amor) moderado, ironia (crise romanesca). Ver: Esplêndida
Tendência parnasiana: em oposição ao romantismo
O Poeta tinha um olhar neutro sobre a realidade, cultuando a poesia voltada para ela mesma (arte pela arte). O poeta era tido como um ser frio, indiferente a emoções, valorizava a objetividade dos temas, a técnica e a imparcialidade.
- reação contra o intimismo romântico;
- objetividade nos temas;
- expressão literária correcta e exata, na forma: vocabulário concreto com recurso a termos pertencentes a um nível familiar ou técnico;
Tendência realista/naturalista:
- movimento deambulatório do poeta pelas ruas da cidade;
- descrições do real, donde se destacam do quotidiano as humildes profissões surgem poetizadas;
- a questão social (a poesia intervém criticamente); .. a doença e a injustiça social
- há um método analítico/crítico «que não condena nem perdoa, mas que constata e explica».
- Atenção ao pormenor
AVE-MARIAS
Tendência impressionista:
- valoriza a impressão imediata, não intelectualizada
- apresenta primeiro a sensação (a cor, a luz, o movimento) e só depois se refere ao objeto; que estimulam o sujeito poetico e lhe despertam sensações, emoções e reflexos
- técnica descritiva assente na adjetivação expressiva
HORAS MORTAS
Tendência modernistas:
- olhar subjetivo, valorativo.
- Para a poesia traz o vulgar, o feio, a realidade trivial e quotidiana.
- Forte cruzamento de várias sensações na apreensão do real.
- Intersecção entre planos diferentes, visualização e memória, real e imaginário, etc.
Tendência surrealista:
- a sua «visão de artista» leva-o a transfigurar a realidade, surgindo Cesário como um poeta-pintor que, «Num Bairro Moderno», transforma metaforicamente a cesta de legumes e frutos num corpo humano.
Características temáticas:
Poetização do real – objetividade/subjetividade
. O poeta pretende captar as impressões que os objectos lhe deixam através dos sentidos.
Cesário procura representar a impressão que o real deixa em si próprio e às vezes transfigura a realidade.
Chamado “o repórter do quotidiano”- Cesário verde revela-se preocupado em documentar a realidade social, na sua poesia. Atento a tudo o que o rodeia, captando instantes do quotidiano e da realidade social, relevando empenho em causas sociais.
Em Cesário assiste-se constantemente à passagem do objetivo para o subjetivo, de modo que ele capta as impressões do quotidiano:
- quer com objetividade e pormenor;
- quer com subjetividade
A exploração do espaço é feita numa perspetiva de câmara de filmar, em que se vão fixando vários planos.
Temáticas
- Oposição cidade/campo
O contraste cidade/campo é um dos temas fundamentais da poesia de Cesário e revela-nos o seu amor ao rústico e natural.
Sendo a cidade um espaço de morte e o campo um espaço de vida.
A este Binómio cidade/campo associam-se as oposições belo/feio, claro/escuro, força/fragilidade. passado/presente, em que o passado é visto como um tempo de harmonia com a natureza, ao contrário de um presente contaminado pelos malefícios da cidade.
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- espaço industrializado e artificializado pelo Homem, simboliza: - aprisionamento, sufoco - injustiça - humilhação - impossibilidade do amor - morte, doença
A cidade é um espaço soturno, opressor, onde tudo sufoca e reflecte a dor humana. | - espaço natural e puro, simboliza: - recusa da opressão e possibilidade do exercício da liberdade - plenitude - expressão idílica do amor - tranquilidade - vida, fertilidade, força, vigor
É do campo que Cesário recebe força e vitalidade. |
- Na cidade, o sujeito poético sente-…….
- . A cidade é um símbolo de desenvolvimento e de progresso mas aparece paradoxalmente como um paradigma de todos os males.
- A cidade surge viva com homens vivos; mas nela há a doença, a dor, a miséria.
Ela surge como uma prisão que desperta no sujeito “um desejo absurdo de sofrer”.
- O campo simboliza…….
- No campo há a saúde, o refúgio durante a peste na cidade...
- No campo, a vida é activa, saudável, natural e livre, por oposição à vida limitada, reprimida e doentia na cidade.
- Imagética feminina
Há uma sexualização da cidade e do campo que incorpora as alegorias da morte e da vida. Assim:
· Presença obsessiva da figura feminina, vista:
→ negativamente, porque contaminada pela civilização urbana
→ positivamente, porque relacionada com o campo, com os seus valores
- surge associada à cidade; - é frígida, - frívola, - calculista, - madura, - destrutiva, - dominadora, - sem sentimentos; - desperta o desejo e, simultaneamente, arrasta para a destruição (humilhação sentimental). | a mulher angélica- mulher do campo - surge associada ao campo; - é frágil, - terna, - ingénua, - despretensiosa; - desperta o amor puro, a vida e o desejo de proteção. |
“Deslumbramentos” “ Setentrional”
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