TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de Leitura - As Aventuras de Huckleberry Finn

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  1.725 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE PEDRO II

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

LITERATURA NORTE AMERICANA

Soraia Ribeiro da Silva Moreira

Ficha de Leitura

As Aventuras de Huckleberry Finn

[pic 1]

Belo Horizonte

2014

Soraia Ribeiro da Silva Moreira

Ficha de Leitura

As Aventuras de Huckleberry Finn

Trabalho sobre o livro “As Aventuras de Huckleberry Finn”, de Mark Twain, apresentado na disciplina de Literatura Norte Americana, Prof. Fabrício Paiva Araújo.

Belo Horizonte

2014

 Ficha de Leitura

1)         Desde o ínicio do livro, Huck demonstra que tem opiniões bem formadas sobre a vida. Que passagens de suas conversas com a Srta. Watson mostram as ideias de Huck sobre religião?

(...) Depois da ceia ela pegava em um livro e ensinava-me a história de Moisés e de seu povo; e eu suava para compreender tudo aquilo; mas um belo dia ela deu a entender que Moisés  já tinha morrido há muitos anos, de maneira que não me preocupei mais com ele (...).

(...) A Srta Watson dizia: “Não ponha os pés aí em cima, Hucleberry – sente-se direito”; e logo depois continuava: “Não boceje e se espreguice desse jeito Hucleberry – por que você não tenta se comportar?”. Em seguida, contou-me tudo sobre o lugar ruim, o inferno, e aí eu disse “quem dera que eu estivesse lá”. A senhorita Watson disse que era pecado eu dizer o que eu disse e que ela não o diria por nada no mundo; ela ia viver de modo a ir para o lugar bom, o céu. Ora, eu não via vantagem alguma em ir para onde ela ia, então decidi nem tentar (...).

(...) Ela continuou e contou-me tudo sobre o lugar bom. Disse que lá só o que a pessoa tinha que fazer era passar o dia inteiro com uma harpa e cantar para todo o sempre, assim, o céu não me pareceu grande coisa. Perguntei-lhe se ela acreditava que Tom Sawyer iria para lá, e a Srta Watson respondeu que não, de maneira alguma. Isso me deixou satisfeito, porque queria que eu e ele ficássemos juntos (...).

2)         O que Huck acha de viver em uma casa, frequentar a escola, comer na hora certa, rezar e estudar? Por que você acha que ele é assim?

- Morar numa casa e dormir numa cama o fazia sentir-se inquieto, motivo pelo qual às vezes ele escapava a noite e dormia na floresta, o que lhe proporcionava um descanso maior. Também não gostava de comer na hora certa, tampouco de rezar. Huck detestava a escola, mas aos poucos aprendeu a suportá-la.

- Acredito que o comportamento de Hulk está relacionado ao fato dele sentir que não pertencia àquela sociedade, sentia-se solitário, queria ser livre e todas essas obrigações deixavam-no  com a sensação de estar ‘aprisionado’.

  1. Por que Huck tem medo do pai?

- Por que o pai de Huck estava sempre bêbado e agredia o filho por qualquer motivo fútil, razão pela qual o juiz concedeu a guarda de Huck para as senhoras (viúva Douglas e Miss Watson). Infelizmente, aquele pai era uma pessoa doente, e não sabia cuidar nem do seu filho nem dele mesmo.

  1. Huck e Jim são bastante superticiosos. Selecione algumas passagens do livro que demonstram as crenças dos dois personagens. O que você acha que a supertição mostra em relação à personalidade deles?

(...) Uma manhã eu derrubei sem querer o saleiro na mesa do desjejum. Logo estendi a mão para pegar um punhado de sal com a mão direita e jogar em cima do ombro esquerdo e assim afastar a má sorte (...).

(...) Daí a pouco uma aranha veio se arrastando pelo meu ombro, dei-lhe um piparote e ela foi cair  na chama da vela; e antes que eu pudesse mexer-me, estava morta,  toda encolhida. Não era preciso que ninguém me dissesse que aquilo era mau agoro. (...) a má sorte quando se mata uma aranha.

(...) E Jim falou que a pessoa não devia enumerar as coisas que ia preparar para o almoço porque isso atraía má sorte. O mesmo acontecia se ela sacudisse a toalha da mesa depois do pôr do sol.

(...)  Jim sabia de tudo o que dava azar ou era mau agouro, como atirar em pássaros ou avisar as comidas que serãoo feitas no almoço. Dizia também que o homem que tem pêlo no peito vai ser rico (...).

- Esse comportamento demonstra que tanto Huck quanto Jim precisavam se apegar a supertição para sentirem que estavam seguros diante do descohecido. Ou seja, foi a maneira que eles encontraram para suportar o que não podiam entender, e assim, se protegerem de acontecimentos que não podiam compreender.

  1. A fuga de Huck da cabana do pai foi digna de um filme de Hollywood. O que você acha de um menino de treze ou quatorze anos que á capaz de arquitetar um plano tão minucioso, considerando que ele não teve acesso a livros, como Tom Sawyer?

- Embora Hulk fosse de fato muito novo, ele teve que aprender a se virar basicamente sozinho desde a infância, uma vez que não tinha mãe e seu pai era alcóolatra. Essa realidade fez com que Hulk desenvolvesse uma grande capacidade para resolver seus próprios problemas, e ser astuto para arquitetar a fuga da cabana em que se encontrava prisioneiro de seu próprio pai. Esse foi um verdadeiro instinto de sobrevivência, pois percebendo que estava de fato correndo risco de perder sua vida, uma vez que o pai estava cada dia mais agressivo, conseguiu articular uma fuga espetacular.

  1. Quando Huck encontra Jim, ele nem pensa em entregá-lo de volta à Srta. Watson. Somente mais tarde, ele começa a se sentir mal por ajudar um escravo a fugir. Por que você acha que isso aconteceu? Que papel Jim representava para ele naquele momento em que ambos estavam sozinhos na ilha Jackson? Que papel ele passou a desempenhar durante toda a viagem?

- Porque Hulk foi criado em uma sociedade que tratava os negros como escravos, e Jim pertencia à Srta Watson, uma senhora de boa índole, que nunca fez mal a ninguém, motivo pelo qual a consciência de Hulk lhe acusava de estar cometendo um crime ao ajudar um negro escapar de seu dono. Jim representava um cúmplice em busca do mesmo objetivo que Hulk. Jim passou a desempenhar o papel de um verdadeiro amigo e protetor de Hulk, tendo cuidado dele durante todos os momentos em que estiveram em crise.

  1. Quando Jim vê o pai de Huck morto dentro da casa abandonada, ele cobre o rosto do morto e pede para Huck não olhar. Por que ele fez isso? O que essa atitude mostra sobre a personalidade de Jim?

-  Jim não queria que Hulk visse o pai morto, uma vez que tinha afeto por Hulk e não queria vê-lo sofrer. Além disso, Jim temeu que Hulk, ao saber da morte do pai, desistisse de continuar na fuga que ajudaria Jim a conquistar a liberdade. Essa atitude mostra que jim, apesar de viver como escravo, tinha sentimentos verdadeiros e era um homem de coração puro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com