Formalismo
Por: MCeciliaSC • 14/9/2015 • Resenha • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 763 Visualizações
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
1. A gramática tradicional afirma que o sujeito o ser de que se afirma algo e que o predicado é o que se afirma do sujeito. Redija um texto crítico entre 10 a 15 linhas comentando a circularidade da definição e demonstrando que a definição não se aplica a todas as orações do português. Exemplifique.
A circularidade está relacionada ao que é circular, isto é, que circula no meio social. Por exemplo, de acordo com a gramática tradicional o sujeito é o ser de quem se afirma algo ou praticante da ação e o predicado é o que se afirma do sujeito, nesse caso, há circularidade nessa definição. Mas é importante destacar que a definição não se aplica a todas as orações do português, pois a própria gramática tradicional se contradiz nesse sentido, visto que existem regras de construções frasais que essa definição não é aplicada, como em orações constituídas de verbos impessoais, como podemos perceber nas frases: “Há poucas pessoas na sala de jantar” (Haver no sentido de existir); “Faz dois dias que não o vejo”. (Fazer indicando tempo decorrido). Conforme Paulo Mozânio Duarte (2012), “são as próprias gramáticas que nos dão esta ilusão de certo e de errado. A definição de sujeito e predicado é desmanchada com referência a não aplicabilidade em orações do português compostas por verbos impessoais”.
2. Você viu que o gerativismo se apoia em conceitos fundamentais que foram apresentados no texto. Depois de ter tirado suas dúvidas com seu tutor, diga, com suas palavras o que você entende por cada um destes conceituosamente;
Mente;
Do ponto de vista gerativista, a mente é à base de uma série de faculdades humanas, como por exemplo, a linguagem. Para Chomsky a língua é uma capacidade mental inata que todos os seres humanos têm.
Racionalismo;
É capacidade de racionar, isto é, o uso da razão. Esta é responsável pela capacidade do ser humano de distinguir, por exemplo, enunciados possíveis ou não na sua língua (gramaticais e agramaticais) decorrentes das interações sociais.
Aceitabilidade
A Aceitabilidade esta relacionado às sentenças que podem ser consideradas aceitas ou não na língua, podendo ser relacionado à gramaticalidade e agramaticalidade dos enunciados, por exemplo, a cadeira é amarela (aceita), amarela cadeira é (não aceita). No entanto, pode haver casos em que mesmo o enunciado sendo gramatical não é bem aceito, como por exemplo, “o rádio se alegrou”.
3. Uma gramática, para ser bem construída, tem de escolher bem o corpus para chegar a conclusões aceitáveis. O corpus tem de basear-se num dado estado da língua e não pode misturar épocas e nem focar diversos lugares. Veja o arquivo retirado da Gramática de Rocha Lima (1985), no ponto que trata da sintaxe e veja que críticas você pode fazer.
A Língua está em constantes transformações, ou seja, varia conforme o momento e/ou época em que se encontra. Essas mudanças geram um decaimento de algumas expressões e regras que não se usam mais. Se uma gramática passasse a abordar diferentes épocas, ela teria que considerar essas construções que não são mais comumente utilizadas na língua. Portanto, deve atentar-se à composição do corpus, dando ênfase as regras e formas linguísticas de um determinado momento a fim de adequar-se ao uso atual da língua.
4. A Gramática Normativa fala que sujeito e predicado são termos essenciais da oração. Em seguida fala de: a) oração sem sujeito; b) oração subordinada subjetiva. Comente sobre isto, apontando as contradições.
Geralmente essa contradição dá-se pela generalização dos conceitos, mas deve-se lembrar de que a língua é variável e por tanto, existem algumas exceções. Quando se afirma que o sujeito e o predicado são essenciais, pressupõe-se que toda oração deverá acompanhar esses termos. Porém, existem orações sem sujeito e subordinada subjetiva. Para se fazer uma análise mais completa em relação ao uso desses termos faz-se necessário estabelecer a coerência
...