Lingua Inglesa ATps
Por: Debora Moraes • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.622 Palavras (7 Páginas) • 351 Visualizações
Tecnologia na educação
A rede mundial de computadores, ou melhor, a internet, surgiu durante a Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações caso fossem atacados de surpresa por seus inimigos.
Nas décadas de 70 e 80, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmicos entre professore e alunos de Universidades Americanas.
Nos dias atuais a internet ganhou um grande espaço na educação atualmente no Brasil e no mundo o uso da informática na Educação é uma realidade crescente e relevante que não pode ser ignorada ou impedida.
A palavra “tecnologia” é definida como “um conjunto de conhecimento, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade” no dicionário da Língua Portuguesa. As tecnologias sociais expressam os modelos de organização, o desenvolvimento e a tecnologias materiais onde temos equipamentos e ferramentas para execução de tarefas em nosso dia a dia.
A palavra tecnologia provém de uma junção do termo tecno, do grego techné, que é saber fazer, e logia, do grego logus, razão. Portanto, tecnologia significa a razão do saber fazer (RODRIGUES, 2001).
Uma definição exata e precisa da palavra tecnologia fica difícil de ser estabelecida tendo em vista que ao longo da história o conceito é interpretado de diferentes maneiras, por diferentes pessoas, embasadas em teorias muitas vezes divergentes e dentro dos mais distintos contextos sociais.
A Internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. A facilidade de, digitar uma ou duas palavras nos serviços de busca, e encontrar múltiplas respostas para qualquer tema é de uma facilidade, impossível de ser imaginada há bem pouco tempo.
Segundo Moran (2000), estamos caminhando para formas de gestão menos centralizadas, mais flexíveis, integradas e com estruturas mais enxutas onde haverá menos pessoas trabalhando mais sinergicamente, maior participação dos professores, alunos, pais, da comunidade na organização, no gerenciamento, nas atividades, nos rumos de cada instituição escolar. Observa-se que estamos avançando no aspecto educacional, saindo de uma educação centralizada, na figura do professor, e partindo para uma educação construtiva, mediada pela tecnologia.
Para Masetto (2000) as técnicas que se usam para favorecer ou facilitar a aprendizagem também podem ser as chamadas “convencionais” e as apelidadas de “novas tecnologias”. As convencionais são aquelas que já existem algum tempo e que são muito importantes para a aprendizagem em processo presencial, já as tecnológicas envolvem o uso da informática, do computador, da Internet, do CD-ROM, etc., colaborando para tornar o processo de educação mais eficaz.
A cada ano que passa as escolas estão incluindo em seus currículos atividades ligados a informática, ,mas a importantes pontos dessa questão o uso de softwares educativos para o auxilio ao professor.
Com esse avanço da tecnologia a internet se faz presente em todos os lugares principalmente na dos jovens estudantes, e como usar esse grande avanço a favor da educação.
Podemos usar a internet como ferramenta de trabalho já que não conseguimos evita la. Em algumas escolas professores utilizam isso como uma vantagem para fazer pesquisas ou utilizar dicionários online, já que em algumas escolas não possui dicionários para todos.
As escolas precisam acompanhar as mudanças na forma de se comunicar com seus alunos, os computadores trazem inúmeras oportunidades de inovar o ensino, ”servindo como ferramenta dentro de um ambiente de aprendizagem, por intermédio de conteúdos significativos e integrados”(WEISS,2001,pag.93)
A internet pode ser um meio de fonte de estudo, podem ser uma ferramenta de estudo assim os alunos criariam um blog e trocar informações sobre qualquer assunto relacionado com tal matéria.
Sabendo quais são os principais pontos negativos, é possível trabalhar um plano para evita-los dentro da sala de aula,conhecer os pontos positivos é também importante para saber que existem varias formas de utilizar a tecnologia a favor do ensino.
Pontos Positivos | Pontos Negativos |
Inovação no ensino | Distração dos estudos |
Fonte de Pesquisa | Pesquisas superficiais |
Ferramenta de comunicação | Dependência de acesso |
Publicação de estudos | Desvios de atenção durante as aulas |
Criação de experiências | Resultados prontos |
Despertao interesse e a curiosidade |
A internet na sala de aula
Os professores descobriram a vatagem de usar conteúdos multimídias para ensinar dentro da sala de aula, pois estamos vivendo em nova geração de jovens que já tem domínio da tecnologia.
A educação não poderia ficar de fora dessa revolução digital ja que o papel da escola, especificamente com relação ao ensino e aprendizagem. Varias escolas já perceberam a eficácia das novas tecnologias no ensino e levaram computadores para dentro da sala, assimos alunos que não tem acesso a um computador acaba se famializando com um e aprendo a usar no seu dia a dia na escola.
Mas alguns especialistas alertam: professores e pais têm de se atualizar e conhecer a fundo esses novos recursos digitais, ja que esse trabalho difícil em meio ao conflito de alunos que costumam usar o celular dentro da sala de aula isso acaba atrapalhando o seu desenvolvimento e de seus colegas, pois os professores acabam parando o desenvolvimento da aula para chamar a atenção desse aluno.
De acordo com Rossini (2007, p. 66):
Aprendizagem colaborativa é uma das estratégias que propicia um ambiente educacional colaborativo usando recursos tecnológicos. Ela se destaca como uma das formas rompedoras com a aprendizagem tradicional. Essa abordagem é centrada no aluno e no processo de construção do conhecimento, ao passo que a tradicional é centrada no professor.
...