PRATICA DE ENSINO INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA
Por: maria282282 • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
SUMARIO
1 - Educação? Educações: aprender com o índio..................01
2 – O Fax de Nirso.................................................................01
3- A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)...02
4- Uma pescaria inesquecível..................................................02
5 - A Folha Amassada..........................................................03
6 - - A Lição dos Gansos......................................................03
7 - - Assembleia na Carpintaria..............................................04
8 - Colheres de Cabo Comprido..............................................04
9 – Faça Parte dos 5%...........................................................04
10 – O Homem e o Mundo.....................................................05
11 – Professores Reflexivos.....................................................05
12 – Um Sonho Impossível...................................................06
13 – Pipocas da Vida............................................................06
Educação? Educações: aprender com o índio.
Como explicar a expressão “falta de educação”? Essa educação citada aqui se trata de educação no sentido de valores
Não. Seria apenas uma forma “bem educada” de dizer não, nós estamos muito bem aqui com a nossa cultura e a nossa educação.
Portanto a educação no sentido do saber, aprender ainda é muito frágil. Pode ser variada de uma cultura para outra.
Educação no sentido saber pode ser inserida de uma cultura para outra.
No Brasil temos uma educação escolar muito injusta, quem pode pagar tem um bom aprendizado e quem não pode depende das escolas públicas que em sua maioria são péssimas.
A educação no sentido do saber no Brasil está completamente desacreditada, faltam professores que queiram ensinar e alunos que queiram aprender. Professor pensando em seu salário e aluno pensando nos seu “diplominha” de ensino médio.
O fax do Nirso
A educação escolar nos dias de hoje tem sido muito relapsa na questão da qualidade, professores preocupados em passar conteúdo e esquecendo-se do principal alvo que é o aluno.
É muito claro que a educação tem perdido muito espaço para o mercado de trabalho, o cidadão às vezes desenvolvem algumas competências ou habilidades que muitas vezes supera o esperado da escola.
A tecnologia de fato superou todos os limites e rompeu todas as barreiras, enquanto que a educação escolar não evoluiu basicamente em nenhum aspecto.
A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
A escola tem sofrido muitas mudanças e muitos avanços. Mas a falta de preparo do professor de um modo geral tem dificultado as coisas para os nossos alunos.
Muitos professores chegam em sala de aula usando um livro didático apenas e convicto de que tudo que ele precisa está ali, enquanto na verdade ele tem uma vasta gama de opções que ele pode levar pra sala de aula.
Muitas dinâmicas, muitos jogos lúdicos que pode levar principalmente as crianças a descobrir outras maneiras de aprender que não seja o tradicional.
Não há apenas verdades no conteúdo ensinado. O bom aluno ou aquele provido de um pouco de facilidade, conseguem ver erros gravíssimos em livros adotados principalmente pelas escolas públicas.
Em muitas escolas públicas os alunos não têm se quer o direito de tirar uma dúvida. Em sua maioria porque os professores não estão preparados pra responder, então preferem ignorar o aluno, deixando-o muitas vezes frustrado, sentindo-se o verdadeiro lobo mal da história. Enquanto na realidade poderia tirar dali um grande aprendizado.
Uma pescaria inesquecível
Ética é simplesmente uma questão de certo e errado. Levar sempre vantagem em tudo nem sempre é o correto, não podemos enganar para levar vantagem.
Dentro do currículo escolar também deveria ensinar sobre ética, porque iria a ajudar a formar cidadãos melhores. No texto o pai ensina ao filho a ter ética mesmo sem ter ninguém por perto para conferir o que estão fazendo, se estão fazendo certo ou errado.
Porque não inserir isso nas escolas? Isso também ajudaria a formar cidadãos melhores e bem sucedidos no futuro e também influencia no caráter do cidadão do futuro.
A Folha Amassada
Sim. Temos que ter paciência e tentar ensinar o correto, agindo corretamente com cautela tentando ensinar o certo, o aluno não será um aluno problema. Temos que pensar bem antes de agir ou falar. O autocontrole é muito importante em qualquer situação, sendo na sala de aula, em casa ou no trabalho, uma palavra mal dita, poderá causar danos futuros na vida do próximo. Como futuros professores devemos ter muito cuidado e pensarmos bem antes de dirigir uma palavra mau falada para nossos aluno, pois estaremos ajudando a criar e educar futuros cidadãos de bem, temos é que tentar apoiar e ensinar o que é certo. Porque depois não possamos voltar atrás.
A Lição dos Gansos
Em equipe conseguiremos alcançar o objetivo mais rápido e com mais sucesso. Temos que nos unir em prol da educação, quando gritamos lá de trás estamos dando forças para os líderes.
Temos que estimular e preparar os alunos para serem futuros cidadãos responsáveis. Todos têm que se unir, tanto os pais, como professores, em casa, no ambiente escolar, no ambiente familiar. Todos têm que estar juntos dando forças uns aos outros.
Assembleia na Carpintaria
Podemos trazer essa lição para o nosso dia a dia, para a sala de aula. É preciso ser muito sábio para extrair todo o conteúdo bom de cada aluno, melhor mesmo é absorver as qualidades sem julgar os defeitos.
Devemos sempre nos colocar no lugar do outro tomando o cuidado para não destacar os defeitos dos outros e sim tirarmos proveito das qualidades, que em sua maioria supera os defeitos.
Acho que quando focamos em um defeito perdemos oportunidade de vermos vários atributos que o indivíduo tem. Os erros servem de alicerces para o aprendizado, desde que tratado com cuidado e sabedoria.
Para que o professor obtenha êxito em sala de aula, jamais deve focar ou apontar defeitos em seus alunos, e sim extrair qualidades até agora oculta nos mesmos.
...