TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.

A educação não é algo que só vem das escolas, pode-se observar que muito antes de existir os estabelecimentos de ensino, existiram métodos que educavam. Pode ser visto os índios que sempre usaram seus métodos de educação e aprendizagem únicos.

Cada nação, povo ou raça tem um jeito de educar e ensinar, não cabe a nós julgar, entretanto podemos aprender um pouco com cada método e aprimorar nossas maneiras. Por mais que a educação de um povo não seja de muito proveito para nós. Não se deve condenar, pois cada modelo de educação tem seu fundamento para quem de direito.

Nesse contexto, podemos usar como referência nosso país, onde antes da colonização já existiam índios com suas culturas e seus costumes e os portugueses chegaram com a ideia de "educar" os índios. Educação não é oriunda apenas de escolas, existem muitos meios de se educar, os índios tinham os seus e foram forçados a aprender novos costumes. Mas será que depois de todos esses anos conseguimos nos educar? A educação no Brasil não está em uma boa fase, muitos governos vêm falhando e deixando a educação de lado, escolas sem verba para pagar professor, faculdades sem aula e até creches públicas sendo fechadas.

Uma esperança que temos é o novo método implantado pelo governo onde ocorreu uma mudança um pouco rigorosa no ensino das escolas. Contudo, devemos deixar explícito que o papel do professor é de suma importância, pois por mais que o estabelecimento de ensino seja fraco ou inadequado, com um professor dedicado podemos ter um ensino melhor para nossos jovens e também um Brasil melhor, tendo em vista que o professor é formador de profissionais.

Dentro de casa cada um tem sua crença seus costumes e seus hábitos que é diferente de outras casas. Os estabelecimentos de ensino não formam o caráter de ninguém, apenas ajuda no conhecimento necessário ao aluno em busca de uma formação. O professor tem que considerar o fato de umas escolas terem uma grade escolar diferente das outras, ou seja, uma escola do subúrbio vai ser diferente de uma escola do centro, como é ressaltado no texto.

1.2 O fax do Nirso.

É evidente que no Brasil o povo está mais preocupado em trabalhar do que estudar, ainda mais com toda essa crise e também por termos muitas famílias que se o filho não ajudar em casa, não terá o que comer, logo, muitos jovens abdicam do estudo e começam a trabalhar para prover dentro de casa.

Abrir mão do estudo tem suas consequências, pois para se ter hoje um avanço dentro das empresas ou até comércios, tem que ter estudo e especialização, só que ao deixar de estudar para trabalhar, acaba ficando para trás no mercado de trabalho, pois o mercado de trabalho exige sempre alguém mais qualificado.

Uma das formas da educação acompanhar o trabalho é implementar uma formação profissional ou técnica dentro das escolas, assim os jovens já saem da escola habilitados a ter um norte para sua carreira e vida. Isso é bom para os jovens e para as empresas.

A grande dificuldade entre conciliar trabalho e estudo é que muitas das vezes quem trabalha só deveria estar estudando, ou seja, crianças desse grande país.

Diversas pessoas não se encaixam no que a sociedade diz ser um padrão, e muitas escolas não vêm conseguindo acompanhar o grande avanço da tecnologia, com isso causa uma divergência entre no que se diz padrão do que realmente acontece.

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).

Certamente que nas escolas o aluno está lá para aprender, por isso o professor tem que estar sempre atualizado em diversos aspectos para ter um grande progresso. Geografia, acontecimentos recentes e problemas sociais são alguns exemplos desses aspectos. Um bom ambiente de ensino tem que está aberto para discussões, nem todas matérias tem verdades absolutas sobre tudo. Também devemos prestigiar e considerar os conhecimentos dos nossos alunos.

Por mais que todo conteúdo mostrado nas escolas seja fruto de grandes estudos e pesquisas, devemos considerar que existam escolas que implementam conceitos ideológicos e partidários, ou seja, escolas que doutrinam alunos. E os professores que têm grande papel nessa história, pois deve ser imparcial e educar de forma justa todos.

1.4 Uma pescaria inesquecível

Ética é fazer o que é correto só por fazer, não por estar sedo cobrado, mas sim pela sua índole te dizer que é isso o que se tem que fazer.

A educação no Brasil é falha, mas ética não é só algo que se deve aprender só na escola, vem de casa. Mas todos sabemos que a vida é muito corrida e as crianças passam mais tempo dentro de escola do que com os pais, logo, pode-se dizer que a escola e todo esse convívio escolar tem uma grande importância na formação do caráter da pessoa.

O velho "jeitinho brasileiro" se encaixa bem na situação de gostar de levar vantagem em tudo, já que é bem tradicional o povo querer levar vantagem nas situações, desde a época em que o Rio de Janeiro estava se povoando e o então sanitarista Oswaldo Cruz (1903) teve a ideia de comprar ratos da população e então a ideia surtiu efeito contrário, em vez de caçar ratos para vender para o governo, estavam criando ratos para serem vendidos. Esse velho jeitinho é histórico dentro de nossa sociedade.

Nem tudo que é certo para um, é para outro. Deve-se considerar que temos muitos povos com culturas diferentes e diversas coisas que são comuns para eles pode não ser para nós, mas devemos sempre respeitar.

Fica claro que só quem presencia a ética que pode compartilhar dela, por isso os professores e todos que fazem parte do corpo docente de uma escola tem que viver a ética no seu dia a dia para depois ensiná-la.

1.5 A folha amassada.

É evidente que cada um tem seu próprio método de ensino, mas o que conta é o discente aprender. Muitas das vezes encontraremos alunos os quais darão trabalho e outros nem tanto, mas cada um tem que saber lidar da melhor forma possível, entendendo cada caso. Um aluno explosivo certamente convive com gente explosiva, onde geralmente os pais brigam ou discutem muito, isso acaba passando para a criança. Um docente deve saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com