Prática de Ensino : Introdução a Docência
Por: Monica_o • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.120 Palavras (9 Páginas) • 280 Visualizações
Licenciatura em Letras-Inglês
Pratica de Ensino: Introdução a Docência (PE: ID)
Postagem 1: Atividade 1
Reflexões dos 13 textos
Mônica Oliveira Martins do Nascimento
RA: 1516959
Areado MG
2015
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO..........................................................................................................32 REFLEXÕES.............................................................................................................4
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio.......................................................4
2.2 O fax do Nirso.........................................................................................................4
2.3 A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).....................................5
2.4 Uma pescaria inesquecível....................................................................................5
2.5 A folha amassada..................................................................................................6
2.6 A lição dos gansos.................................................................................................7
2.7 Assembleia na carpintaria......................................................................................7
2.8 Colheres de cabo comprido...................................................................................7
2.9 Faça parte dos 5%.................................................................................................8
2.10 O Homem e o Mundo...........................................................................................8
2.11 Professores Reflexivos.........................................................................................8
2.12 Um Sonho Impossível?........................................................................................9
2.13 Pipocas da Vida...................................................................................................9
3 Conclusão................................................................................................................10
- Introdução
Este trabalho tem por objetivo fazer as reflexões sobre os textos apresentados no livro texto, visando sobre a educação e como devem ser respeitadas as suas diferenças, elaborando um relatório com tópicos as principais reflexões.
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio
Educação. Ela esta presente em nossas vidas sem perceber. Seja para aprender ou ensinar , até mesmo na convivência , todos lugares os a educação está presente. No texto analisado, nos faz refletir que não existe uma maneira só de educação.
Quando nos deparamos com a expressão “falta de educação”, não estamos lidando apenas com o nível escolar da pessoa e sim um conjunto de comportamentos. Assim , dessa forma, um desconhecido em outro ambiente ocorre um choque cultural.
Em relação aos índios citados no texto, eles foram coerentes em não ter aceitado a oportunidade oferecida a seus integrantes de frequentar escolas com todas as ciências e tudo mais, pois isso não acrescentaria nada a educação de seu povo, pois vivenciam outra realidade, cada lugar educa seu povo de acordo com as necessidades de sua sociedade.
A escola não é o único ambiente onde se pode adquirir educação. O papel da escola no processo de educação de uma sociedade é o de estimular a aprendizagem no meio em que se vive e dar as ferramentas e o conhecimento para que cada integrante possa refletir sobre o mundo que o cerca.
No Brasil não há muito interesse por parte de governantes em tornar o povo bem instruído. Apesar de alguns que fazem esforços, ainda existe má estrutura nas escolas e baixa remuneração dos professores, gerando um desestimulo nas pessoas para que não busquem por conhecimento.
Portanto a educação esta veiculada a cultura, concluindo assim, que a que nem sempre o que é bom para uma comunidade é valido para outras, mas pode transformar um sujeito melhor e com outra visão com respeito a diferentes formas de educação.
2.2 O fax do Nirso
Nesse texto observamos que não precisamos só de educação escolar no ambiente de trabalho, pois podemos sobressair de outra forma, de uma capacitação, no texto, o funcionário pode até escrever mal, porém sua habilidade de vendas tem maior destaque, e é o que interessa pra empresa (o lucro).
Mas em um mercado competitivo quanto maior suas competências e diplomas, você se destaca e tem mais chances de crescer em sua profissão e isso é bom para valorizar e ter qualidade em seu currículo.
2.3 A história da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Por terem o objetivo de educar as crianças, os contos de fadas tiveram uma função utilitária, apresentando um discurso que se dá para identificar com os meios de interesses pedagógico e familiar. Geralmente, os que são impostos maus acabam punidos e os bons sempre são recompensados.
Nessa história que foi narrada pelo lobo, nos faz refletir sobre a educação que somos impostos que só existe uma verdade absoluta, sem levar o ponto de vista, vivencia, cultura e opinião de outros indivíduos, ou seja , fomos educados a apenas ouvir a opinião da chapeuzinho e julgamos prontamente que o outro lado que é errado.
As diferenças que foram analisadas com relação às duas versões marcam a diferença de sentido que obtém, assim dessa forma, a diferença de objetivo que se deseja alcançar, daí a importância da apresentação de ambas as histórias para que possa perceber a diferença entre elas e, desta maneira, desenvolver seu próprio pensamento critico.
- Uma pescaria inesquecível
“Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos observando”. A ética está presente nos debates a respeito do comportamento humano, e o seu estudo é necessário para nos orientarmos de acordo com a realidade na vida social. Nenhuma sociedade poderia sobreviver e crescer sem obter um conjunto de princípios e normas que defina a forma de comportamento socialmente aceito como ético.
...