Pratica de Ensino Literatura
Por: Natasha.Thalita • 2/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 323 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
A atividade consiste no registro por escrito do entendimento dos tópicos a seguir a partir da leitura do livro didático.
1. O que você entende por “Literatura”?
A literatura não possui um conceito intrínseco, é algo mutável derivado da manifestação de pensamentos, sentimentos, ideias que são retratadas pelas palavras e pela estrutura verbal que condiz com a expressão do momento do escritor.
A literatura pode ser considerada a arte das letras, transpirando a visão de mundo e o conhecimento do escritor sobre as situações de sua vida e de seu entendimento.
2. Qual é o principal entrave para o trabalho com a literatura na escola?
Conforme Marisa Lajolo (apud p.18, 2017) explana que a falta de clareza da conceituação, e a fuga das discussões pedagógicas presentes na literatura é um dos principais entraves de sua implantação e desenvolvimento dentro da escola, a dificuldade de propor o entendimento de conceituações de épocas ou da reflexão de sentimentos individuais do autor torna o processo de discussão e até mesmo de avaliação delicado.
A subjetividade da compreensão e da dimensão dos textos literários não permite a adequação do processo de debate e julgamento presente em temas sociais e políticos, limitando assim sua aplicação no ensino escolar.
3. O que os alunos devem ler? (Como, quando e por quê?)
Apesar da subjetividade e da dificuldade da integração da literatura as escolas devem incorporar tal elemento afim de promover o contato com a arte e compreender seu entendimento, buscando promover a sensibilidade e o conhecimento cientifico, através do desenvolvimento do ser pensante.
Portanto o ensino da literatura estaria cumprindo o inciso III do artigo 35 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a literatura, que disponha sobre os objetivos estabelecidos para o ensino médio.
“III) aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico (LDBEN, 1996).”
Referências Bibliográficas
Jefferson Luiz Franco; Rosana Apolonia Harmuch. 2ª. reimpr. Ponta Grossa: UEPG/ NUTEAD, 2017. 61 p. ; il.
...