Prática de Ensino Observação e Protejo
Por: Vitoria Passos Torres • 11/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 490 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
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LICENCIATURA EM LETRAS
ESTUDOS DISCIPLINARES III
TRABALHO EM GRUPO - TG
Paula Vitoria Passos Torres de Faria RA 1773522
Polo Taboão da Serra
2017
Leia a afirmação abaixo de Festino (2016). Dê exemplos justificados acerca do trabalho com textos literários em sala de aula.
- Festino (2016) aponta que a leitura das narrativas literárias nas aulas de inglês muda a visão de leituras interpretativas, leituras já existentes e estabelecidas da narrativa literária, para uma leitura crítica que implica a criação de novos significados, a uma leitura transcultural que leva a um contraponto entre diferentes contextos culturais das diferentes narrativas em diferentes formas da língua inglesa por meio de uma relação de diferença e conflito.
Trabalhar com textos literários em sala de aula nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente do ponto de vista do aluno. Dificilmente a leitura desperta a curiosidade do aluno. Isso se deve muito ao fato de que culturalmente os estudantes brasileiros não são leitores, soma-se a isso o uso inadequado do texto literário em sala de aula, usualmente submetidos ao estudo de regras gramaticais e estruturas do texto, o que torna o texto literário desinteressante e seu estudo pouco proveitoso.
É preciso, em primeiro lugar, entrar no universo do aluno, conectar-se àquilo que desperta seu interesse. O aluno deve ir à escola não somente para aprender os conteúdos curriculares, mas para compreender-se como ser individual e social.
Quanto mais o aluno se identificar com o texto literário, mais progredirá na sua leitura. A interação obra-leitor se intensificará, pois despertará no aluno a curiosidade.
Há uma série de obras literárias adaptadas para o cinema, TV, música etc, partindo desse pressuposto é possível mostrar aos alunos que o texto literário está presente em diversos gêneros.
Como exemplos das obras literárias em língua inglesa adaptadas para o cinema, podemos citar as diversas obras de Willian Shakespeare; Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade de Jane Austen; Oliver Twist de Charles Dickens; Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle; O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald; O Velho e o Mar, Adeus Às Armas e Por Quem os Sinos Dobram, todos de Ernest Hemingway, entre outros, além das diversas adaptações ao cinema das obras dos grandes escritores em língua portuguesa.
Quebrando-se esse paradigma do estudo literário engessado, presente no programa curricular escolar, é possível propor aula de literatura utilizando-se da linguagem poética dos textos literários traduzidos nos diversos gêneros artísticos (cinema, TV, teatro, música etc).
A partir daí propor uma reflexão/comparação do texto literário em si (a princípio com excertos do texto) com a obra adaptada, com ênfase no seu contexto histórico, fazendo um paralelo com a atualidade. Análise dos personagens (estereótipos, personalidade, comportamento, história de vida), discussão sobre tabus, assuntos polêmicos, papel das minorias, enfim, despertar no aluno o interesse pelo universo da obra, promover, através do estudo da obra literária, o hábito da leitura, o desenvolvimento do vocabulário, a formação de opinião, a crítica, enfim fazer com que o texto literário seja instrumento de interação, de curiosidade, de divertimento e conhecimento.
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