RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Por: soka • 19/4/2017 • Projeto de pesquisa • 2.313 Palavras (10 Páginas) • 1.327 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
[pic 3]
SONIA KATIA BARBOZA DE GODOI-RA: 1628785
UNIP-JUNDIAÍ
2017
SONIA KÁTIA BARBOZA DE GODOI[pic 4]
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Relatório apresentado à Universidade Paulista- UNIP, do curso de Letras-Portugês, como um dos requisitos para obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade. Professora orientadora: Raquel Maia Bokums.
UNIP-JUNDIAÌ
2017
Sumário
1-Caracterização da escola.............................................................................................4
1.2- Identificação...........................................................................................................4
2-Análise crítica do ambiente físico...............................................................................5
2.1- Quanto a utilização da biblioteca, laboratório e outras dependências.....................5
3- Caracterização da gestão escolar...............................................................................6
4- Organização administrativa e pedagógica................................................................7
5- Outras atividades desenvolvidas pela escola.............................................................9
6- Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola...........................10
7- Caracterização da comunidade................................................................................11
7.1-localização da comunidade....................................................................................11
7.2-Equipamentos Sociais...........................................................................................11
7.3 Densidade demográfica.........................................................................................12
7.4- Perfil econômico da população...........................................................................12
7.5- Uso predominante do solo...................................................................................12
7.6- Levantamento das expectativas da comunidade..................................................12
Conclusão.....................................................................................................................13
1-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A caracterização da escola tem como objetivo analisar e conhecer o espaço físico da escola EE Padre Maurílio Tomanik, que tem como gestor diretor o ME. DR. Antonio Jacinto Ceratti, o qual esta na diretoria da mesma desde o ano de 2009, realizando um trabalho considerado difícil por muitos.
1.2- Identificação:
a) Nome: EE PADRE MAURÍLIO TOMANIK.
b) Endereço: Rua Alceu de Toledo Pontes, nº10 Cecap- Jundiaí SP, CEP 13214717.
c) Telefone: (11) 45823695.
d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Rede Pública do Estado de São Paulo.
e) Nome da direção: Antonio Jacinto Ceratti.
f) Ensino Fundamental e Ensino Médio.
[pic 5]
2- ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO
A localização da escola é compatível com o acesso dos estudantes de um modo geral, próxima ao terminal rodoviário do bairro, facilitando para os estudantes que dependem do transporte coletivo.
O espaço físico da escola é considerado adequado, suas salas de aulas são amplas, arejadas e bem ventiladas. O pátio é amplo e coberto, com mesas e bancos, oferecendo um local apropriado para a merenda escolar. Possui uma quadra poliesportiva, sem cobertura, que esta a espera de reforma.
2.1-Quanto à utilização da biblioteca, laboratório e outras dependências:
O espaço da escola é considerado satisfatório quanto ao numero de alunos. A biblioteca, a qual é chamada de sala de leitura, não é ampla, porem há um numero de alunos limitados ao horário, o qual não causa congestionamento, há uma distribuição adequada do acervo, facilitando sua identificação, com mesa e acentos confortáveis para a prática de leituras. A freqüência dos alunos é intensa para pesquisas escolares e jogos permitidos. No laboratório de informática possui 20 computadores para alunos e 2 para a administração. Os alunos têm horários determinados, segundo o calendário, e são acompanhados pelos professores, para maior controle dos acessos aos sites proibidos, há muitos materiais e recursos disponíveis aos alunos.
A escola possui banheiros limpos, sendo 2 masculino e 2 feminino, com acesso ao deficiente, e 2 na área administrativa. A escola possui 10 salas de aulas, 1 refeitório e 1 cantina, que somente vende alimentos saudáveis, seguindo as regras de lei do estado. Também existe um espaço onde foi construída a casa do caseiro, para melhor segurança da escola. Não possui sala ambiente. A merenda da escola é fornecida através da rede municipal e prefeitura da cidade, elaborada por nutricionistas.
Em minha opinião a escola esta bem estruturada quanto ao espaço físico, somente deixando á desejar em alguns pontos com relação à limpeza, a qual é de serviço terceirizado, e com poucos funcionários, o que gera certa dificuldade na distribuição dos serviços.
3- CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
Por se tratar de uma escola da rede pública, seu regimento na opinião do próprio gestor Me Antonio Jacinto, esta ultrapassada e necessitando de muitas melhorias. A elaboração da proposta pedagógica conta com a participação do diretor e integralmente do corpo docente, o qual é ativo e atuante.
A instituição possui um Conselho escolar, o qual é formado pelo diretor da escola, corpo docente, corpo administrativo, representante dos alunos e dos pais. As reuniões são obrigatoriamente realizadas quatro vezes durante o ano letivo, e se necessário também há reuniões extraordinárias, dependendo da problemática que surgem durante o decorrer do ano. Compete ao Conselho a função consultiva, fiscalizadora e deliberativa das questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Atua também na busca de melhorias, na participação efetiva da comunidade escolar e na instauração de sindicâncias, quando necessário.
...