RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Por: Vnasc • 9/5/2020 • Relatório de pesquisa • 524 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Vanessa Nascimento - 1627637
Vinhedo
2020
A escola EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Argenton Filho, situada á Av. Gualicho, 799 Monterrey, Louveira – SP - CEP 13290-000.
Telefone: 019 3878-5266 e-mail: emefangelo@louveira.sp.gov.br
Tendo como mantenedora do estabelecimento escolar a prefeitura municipal de Louveira.
A escola está bem localizada , com fácil acesso a comunidade . Os alunos matriculados são na grande maioria moradores da proximidade, visto que na localidade ela é a única escola de ensino fundamental. No entanto a escola recebe alunos de várias localidades, grande parte sendo da zona rural. E a prefeitura disponibiliza ônibus que fazem o transporte escolar gratuito aos frequentadores da escola.
Sabe-se que a educação escolar constitui se como pratica social, portanto a relação da escola e a família deve estar em constante dialogo. Então a família também tem a responsabilidade na formação do aluno. Entende-se que então a escola e a família desempenham um papel importante na formação social do individuo, tendo a responsabilidade na construção da personalidade humana.
Em todos os seus âmbitos, físicos, psicológicos e sociais. Sabe-se que a formação da identidade do individuo se dá através da escola e da família, e posteriormente o trabalho.
Portanto não deve achar os pais que por manter os filhos na escola, estes não precisam ser educados em casa. Portanto comportamentos inadequados e indisciplinares podem ser atribuídos a deficiências não na escola mais sim em casa.
Com o agravante que muitos alunos chegam as escolas com o senso de total liberdade estabelecidos pelos pais, portanto não querendo respeitar os limites impostas pela escola.
Um problema que se percebeu é com respeito a alunos indisciplinados.
Portanto a família como comunidade, poderia contribuir com os professores, por acompanhar seus filhos, e seu progresso na escola. Perguntando ou checando se o filho tem lição de casa, ou trabalho para fazer. Não permitir que o aluno venha com celular para a escola, ou fones de ouvidos.
Pois sabe se que a família é uma entidade de grande importância no processo de socialização, bem como no desenvolvimento físico e psique da criança. A educação que a família dispensa a criança fornece a base para que a criança crescerá como um individuo adaptativo e flexível as limitações e liberdades expostas no ambiente escolar e portanto no ambiente social.
Podemos mencionar também que a carência afetiva durante a infância pode levar a uma desestabilização da personalidade e, por conseguinte do comportamento. Quando o relacionamento familiar não
...