TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na educação infantil

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

 A ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores:

         

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso/Habilitação (TURMA) – Seminário da Prática I

06/09/2016

        

RESUMO

O presente trabalho visa pontuar a ética enquanto conduta e comportamento do ser humano em uma determinada cultura, enfatizando esse preceito na Educação Infantil, tanto a importância da aprendizagem da ética para crianças pequenas como o papel ético do professor na construção e mediação de aprendizagem da cidadania dos educandos na infância. Este trabalho tem como base bibliográfica apontamentos de DEWEY (1958) e VYGOTSKY (1997) além de discutir dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais a ética na Educação.

Palavras-chave. Consciência Negra. Brasil. Educação.

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho visamos compreender a ética na Educação Infantil discorrendo sobre o que se entende por ética e qual o papel do professor frente a ética com crianças, seu papel na formação do educando enquanto cidadãos e sua integração social na Educação Infantil. Os valores éticos de  prudência ,tolerância ,atenção, generosidade, e respeito e compaixão na vida humana são aprendidos e mediados dentro de um contexto de exemplos de conduta e comportamentos da própria instituição e do profissional, tendo assim o comprometimento com a formação do  aluno de maneira real, respeitando seu desenvolvimento individual e coletivo, induzindo e proporcionando a consciência do aluno sobre o outro.

A pesquisa também aborda dentro da Educação os princípios éticos de DEWEY e VYGOTSKY, ambos teóricos educacionais que frisam a ética do professor e principalmente a importância da ética na escola com o fator de preconceito, violência e exclusão social.

2. A ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para se falar de ética na Educação Infantil se faz necessário refletir sobre a Ética em aspecto geral, sua origem e significados dentro da sociedade, promovendo assim um debate do tema dentro do aspecto educacional infantil. Dentro da sociedade e em senso comum a ética é relacionada ao comportamento do homem, seus valores, respeito e moralidade com o outro, um conjunto de regras e leis a serem seguidas dentro de uma identidade cultural determinada. Essa ultima afirmação coloca que os valores éticos e morais dependem do contexto social, pois culturas diferenciadas possuem regras diferenciadas.

Ética vem da palavra ETHOS de origem grega, denominando conduta, costumes. A ética não tem o peso da moralidade, sendo condutas que devem ser seguidas em uma determinada sociedade para o seu bom andamento da vida, um controle do certo ou errado dentro dos padrões seguidos.

Dentro da Educação, em 1997 a discussão de orientações, condutas e princípios para a aprendizagem surgem com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, p.69) e também norteiam os referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil  trazendo a definição de ética:

Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.). Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). Finalmente, deve-se chamar a atenção para o fato de a palavra “moral” ter, para muitos, adquirido sentido pejorativo, associado a “moralismo”. Assim, muitos preferem associar à palavra ética aos valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os moralistas

Sendo assim o a Educação Infantil, no âmbito da ética possui uma ênfase no educar para o respeito da diversidade, das diferenças, onde o professor possui um papel de formador de cidadania, um trabalho centrado na aprendizagem do aluno, nas suas vivências para a vida, um conjunto conhecimentos e transformações em seus aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos e sociais.

A Lei de Diretrizes e Bases 9394.96 em seu 1º e 2º artigo enfatiza:

Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

 § 1º. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

 § 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O professor na Educação Infantil então é responsável através de sua prática pedagógica pela aprendizagem para a vida na sociedade em que trabalha, uma responsabilidade não apenas de conteúdos, mas em condutas de respeito a criança, ao próximo, a coletividade, a justiça e solidariedade, construindo uma formação integral do seu aluno, reconhecendo os valores culturais e experiências de cada um, respeitando e potencializando seu educando.

Respeitar a criança e ensinar a criança a refletir sobre o respeito é um principio ético, reconhecendo o outro como igual, como um ser de existência única, onde as práticas pedagógicas induzem e utilizam na prática, um comprometimento profissional com coerência e afetividade. Ser ético na Educação Infantil não é ensinar regras de conduta como na visão tradicional, mas refletir no dia a dia as ações necessárias para a cidadania através das interações sociais.

Vygotsky (1997) desenvolve uma teoria sócio histórica fazendo apontamentos sobre a capacidade da criança em desenvolver estruturas de pensamento e linguagem através da qualidade de suas interações sociais em seu grupo (escola, família, comunidade, etc). Dentro da teoria de Vygotsky as necessidades das experiências sociais para o desenvolvimento pleno do ser humano são fundamentais para as estruturas do pensamento e da linguagem, ou seja, a prática educativa, os exemplos dos profissionais enquanto comprometimento com a formação do aluno, a forma como conduzem suas mediações serão os parâmetros de aprendizagem ética das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com