2015 Historia da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento
Por: luciene veronez • 4/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.838 Palavras (8 Páginas) • 820 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
2015 Historia da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento
Elaine Cristina Alves
RA: 9493377795
NOME DO TUTOR – Profª Esp. Nelly Carla
Pirassununga
SP
2015
INTRODUÇÃO
A história da educação é um componente sobre a história da cultura que por sua vez faz parte da história geral da educação. Visando o homem a educação para um contexto para o mundo compreendendo a história da educação.
Adequando-se a Didática de Alfabetização, avaliando e discutindo fundamentos linguísticos da alfabetização apresentando, propostas metodológicas e práticas pedagógicas relativas ao processo de alfabetização, compreendendo o ensino de aprendizagem da língua escrita nas fases iniciais de escolarização de crianças, e também de jovens e adultos, e suas características específicas de aprendizagem para um planejamento de ações de EJA.
A historia cultural da educação originou-se da historia geral. Cada um em seu contexto, tempo e espaço histórico com objetivos correspondendo as visões dos seres humanos e o história de cada qual em seu tempo. Dentre ela estão:
Educação primitiva: Ocorria-se de forma espontânea, onde crianças e jovens aprendia imitando e observando os adultos em suas atividades cotidianas como : a caça , agricultura , pesca etc. Até mesmo em fenômenos da natureza e rituais sagrados que passavam a ser treinados como parte da educação dos jovem embora não haja nenhum documento de comprovação .
Educação Oriental
Uma educação intencional criada no Oriente associada à organização social e a criação de escolas e mestres em alguns países. Cada região e crença relacionavam-se com a educação de forma especifica cada qual determinava a importância de aprendizagem onde aprendiam a ler a escrever a contar, astronomia, matemática, música e poesia. Outros focavam a aprendizagem nas crenças nos livros sagrados, status financeiros, seus país eram responsáveis pela educação de seus filhos. A educação sistematizada só ocorreu a partir do período imperial e dividiu-se em elementar e superior.
Educação Clássica: Compreende-se Roma e Grécia a respeito da educação Ocidental teve quatro períodos: heroica, cívica, clássica e helenística cada ocasião com características pessoais Cada ocasião tem características próprias. A educação romana teve três principais períodos: heróico-patricia influencia helênicas e Imperiais. Embora sejam parecidas, em sua cultura e educação grega e romana haviam questões de divergência expressivas.
Educação medieval
Desenvolveu-se na época de cristianismo com caráter principalmente religioso, dogmático prevalecendo matérias abstratas e literárias, empregando o latim como língua Única.
Educação Humanista: No período de Renascença uma nova versão do conhecimento Grego foi Criado deixando espaço ao pensamentos livres e críticos as matérias cientificas voltam ao currículo mesmo que seja em segundo plano . Nascem o colégio humanista onde se estuda o latim e grego e os treinamentos corporais são estimulados.
Educação Cristã reformada: Surge na reforma religiosa e resulta em uma educação cristã nova seja católica ou protestante onde o Jesuítas foram e responsáveis pela educação ampliando o cristianismo durante séculos e currículo era uma educação que se espelhavam nas escolas humanistas .
Educação realista Sua base era a filosofia e a Ciências de Galileu, Copérnico, Newton, Descartes nomeadas ciências novas dando inicio aos métodos da educação moderna.
Educação Naturalista: Baseado nas ideias de Jean-Jacques Rousseau com educação naturalista envolveu-se fluentemente a educação moderna para ele são indicados para educação a liberdade, ressaltando a diferença entre a mente de uma criança e um adulto, respeitando assim os aspectos e desenvolvimentos, com uma educação integral atendendo as necessidades físicas intelectuais e morais de cada um devia ter seu próprio educador inspirando pensadores e educadores destacando Pestalozzi.
Educação nacional:
Originou-se na Revolução francesa, passando ser de responsabilidade do estado, a educação nacional onde surgiu a escola primaria universal gratuita e obrigatória com a formação da consciência patriótica assistida. Hoje em dia fala-se em educação democrática, implica-se na maioria dos países que a educação primaria seja universal gratuita e obrigatória.
Ao pesquisar com os professores apresentaram diversas opiniões e motivações para assumir a carreira docente, pois cada um tem um ponto de vista, pensar e agir. Cada docente entrevistado tem uma historia de vida que as motivaram a optar pela Educação.
Cada professor tem a sua própria identidade e característica pessoal de lecionar. Todo método é introduzido de maneira diferente, cada professor tem a sua rotina, sempre respeitando o cronograma educacional. Com tudo respeitando o desenvolvimento individual de cada educando, para que todos possam desenvolver e absorver o conteúdo aplicado em sala. Embora a educação tenham constantes mudanças de métodos de ensino, cada professor procura se adaptar aos novos métodos educacionais. Procurando novos recursos a todo o momento.
Todas as entrevistadas que tinham o magistério procuraram a se atualizar com a pedagogia diante aos novos desafios encontrados para assumir o cargo de educador e também se atualizando com cursos, workshop e pós-graduações. Atestaram que o magistério embora esteja extinto atingia melhor as expectativas rotineiras esperadas para a educação em sala de aula, o que se aplicava na teoria era cobrado com rigidez na pratica.
DESENVOLVIMENTO
Entrevistado: Professor: Elena Souza. Sua alfabetização foi ainda quando estava na Educação Infantil, atestou que aprendeu a ler com sua irmã mais velha antes mesmo de iniciar a antiga Primeira Série do Ensino Fundamental.
...