A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: chrisbz • 18/10/2016 • Artigo • 591 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“A vida sem música seria um exílio. Não poderia mesmo conceber num ser humano viver sem música. Entre outras coisas, deve ser um antídoto à morte de forma geral.” (Francisco Brennand, 2016).
A música é uma forma de linguagem, além de expressar sentimentos. Desde o ventre da mãe a criança já reconhece os sons e esses passam a ser importantes para seu desenvolvimento.
A música acalma ou agita, colabora na concentração ou dispersa totalmente, os sons tem poderes fantásticos na vida do ser humano. Não importa se a música está sendo tocada em um rádio ou cantada e até mesmo os sons dos pássaros são músicas que influenciam os sentimentos das pessoas.
Na infância, a música colabora para a evolução linguística, emocional e cognitiva, além da integração social, concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora. A música ainda estimula a ampliação do vocabulário infantil beneficiando a fala, a leitura e a escrita.
A educação infantil é o momento em que a criança ingressa no ambiente escolar e que irá desenvolver suas primeiras habilidades fora do ambiente familiar. Na maioria das vezes a criança já tem contato com música dentro de casa e quando chega à escola isto facilita o desenvolvimento social com as outras crianças.
O aprender é uma cobrança feita às crianças desde pequenas, a música contribui para que esse aprendizado obrigatório se torne prazeroso, desde que a música não seja imposta. Toda criança gosta de ouvir músicas, cantar e até mesmo dançar, brincadeiras são desenvolvidas a partir de músicas, as cantigas de roda são excelentes exemplos de brincadeiras que envolvem a música e satisfaz a todos. Nesses momentos musicais a criança se socializa, interage com os envolvidos e contribui para a inclusão.
Segundo Vygotsky (1999), “[...] a arte é a mais importante concentração de todos os processos biológicos e sociais do indivíduo na sociedade, [...] é um meio de equilibrar o homem com o mundo nos momentos mais críticos e responsáveis da vida”. Na visão vygotskyana, a importância da arte e da música como uma linguagem artística no desenvolvimento do sujeito é fundamental por promover a oportunidade do desenvolvimento de novas aptidões intelectuais para a organização e difusão do conhecimento.
Esta pesquisa tornou-se necessária devido a dificuldade de tornar o aprendizado e a interação social na educação infantil mais acessível e prazerosa às crianças pequenas, visto que a música tem um grande potencial pedagógico e é uma das áreas do conhecimento menos valorizadas na educação. A maioria das vezes, a música é vista, dentro da escola, apenas como entretenimento e diversão, sem um objetivo educacional, quando poderia contribuir grandemente para o desenvolvimento infantil.
Ajuda muito um planejamento das atividades que inclua a preocupação constante com a linguagem musical. A música não pode ficar restrita a eventos como festas e datas marcantes, mas deve ser uma prática diária. Elvira de Souza Lima em entrevista à Revista Nova Escola (2004).
O RCNEI – Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) recomenda a música na educação infantil como mediadora de descobertas do mundo da criança.
O objetivo geral deste artigo é compreender como a música contribui para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Os objetivos específicos são analisar o significado de linguagem musical, entender como a música desenvolve a socialização e a inclusão no contexto escolar.
O artigo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas. Autores como Esther Beyer, Vera Lúcia Bréscia, Hilda Fonseca, Karóly, entre outros contribuíram para a realização da pesquisa, além de artigos e sites Nova Escola, Google acadêmico e Scielo.
...