A Cultura e à Arte no Cotidiano Escolar
Por: Carmecy Darici • 20/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Cultura e à arte no cotidiano escolar.
PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Cultura e à arte no cotidiano escolar
Desafio Profissional apresentado, Educação e artes, Letramento e alfabetização, Literatura infantil, Lucidade e Educação, Práticas de Alfabetização e Letramentos, Estágio Curricular em pedagogia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................
DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá analisar e discutir a importância da literatura infantil no desenvolvimento das crianças, como e qual importância de relacionar a música para nossos alunos e darmos ênfase do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental.
Nós como futuros docentes devemos optar e darmos continuidade na teoria Piaget que é o construtivismo, pois assim iremos proporcionar e mediar nossos educando para que se tornem pessoas habilidosas e críticas.
A literatura infantil deve estar sempre em nosso currículo e de variadas formas para despertar o interesse pela leitura em nossos alunos, e assim tornarem pessoas mais criativas e capacitadas para vida social.
A música, as brincadeiras nunca devem parar devemos ter o olhar voltado para nossos educando e planejarmos nossas aulas sem deixar faltar a ludicidade no processo ensino aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Qual o verdadeiro vínculo do brincar para evolução das crianças, por que o que antes era visto como algo superficial se tornou algo essencial, historicamente falando não era bem visto tão pouco agradado, somente em 1990, no Brasil houve um reconhecimento sobre o uso do lúdico.
Mesmo sendo algo claramente viável acabou-se abrindo um leque de debates pois alguns concordam outros não, para ter interação entre as pessoas a sua volta e muito importante aprender brincando para estimular essas crianças, devemos ressaltar a importância nas series iniciais para que assim consiga um conhecimento qualitativo. Pois nessa fase o brincar e essencial.
Pois com o passar do ano escolar isso fica cada vez mais distante, talvez ocorra somente no recreio, entre as aulas.
Para Piaget (1962), esta fase dos anos inicias dá asas a criatividade e imaginação por isso a importância do lúdico, no desenvolvimento, isso desperta nas crianças uma autonomia.
Criando então várias ferramentas para o uso de jogos, o ensino fica mais atrativo, prazeroso e produtivo.
O lúdico nada mais é que interação, tendo em vista que ela cria afeto, companheirismo e respeito. Para uso do lúdico no aprendizado o professor precisa ser bem dinâmico com as brincadeiras, através dos jogos gerando uma interação e cooperação entre as crianças, ter convencia mutua devido às regras que são elaboradas para que os jogos sejam concluídos com exatidão, sem opressão do aprender com as matérias convencionais dando flexibilidade no auxílio para o aprendizado.
Aprender com o lúdico sempre gera algo fascinante, pois podem ser usadas algumas formas como poemas, jogos e músicas entre outros, dando aos alunos o prazer de participar no fim de cada atividade concluir o quanto foi qualitativo.
O lúdico desenvolve habilidade nas crianças surpreendente dando a eles um infinito de possibilidades para executar determinados campos sensorial, intelectual e motora, através das brincadeiras temos uma percepção que eles se relacionam com as coisas a sua volta, desde pessoas até situações ou objetos.
Vale ressaltar que as brincadeiras feitas nas escolas hoje são de certa forma desafiadora, muitas estão acostumadas com os objetos tecnológicos, e dessa forma se afastando do prazer de brincar com brincadeiras sem o uso tecnológico, o lúdico e uma conquista e algo surpreendente, portanto e possível se adequar usando a criatividade.
Uma forma de compreender de fato de como essas crianças lidam com ludicidade na escola e imprescindível para desenvolver um método etnográfico. A ludicidade deve sim está nos planejamentos interdisciplinar para que elas consigam se desenvolver melhor.
O lúdico leva as crianças a criarem vínculos para não ter secreção entre eles, de acordo com a criação de alguns dizendo que, por exemplo, jogar bola e carrinho são brincadeiras de meninos e boneca e casinha e brincadeiras de meninas. A escola precisa sim ter empenho para criar forma de ludicidade, pois seria muito proveitoso que o lúdico estivesse mais enfoque unindo o aprender e o brincar para o desenvolvimento entre essas crianças.
Dessa forma construiremos nessas crianças possibilidade de refletir, criar e conhecer, com isso teria um grande avanço no aprender e brincando.
As crianças precisam de brincadeiras significativas, ou seja, que podem contribuir para o desenvolvimento dela na sociedade. Por isso a criança ela precisa da brincadeira lúdica. A brincadeira lúdica ela ajuda a criança ver habilidades que ela nunca pensou que ela tinha.
As brincadeiras lúdicas ajudam a criança a alto se descobrir. Por isso que o lúdico é fundamental na educação infantil. Uma proposta enfatizando o caráter interdisciplinar seria realização de uma peça teatral que ajudaria as crianças a desenvolver mais na questão da timidez e poderia ajudar essas crianças a desenvolver habilidades de leitura, elas podem ver vários tipos de gêneros textuais. O centro dessa peça do teatro lógico que essa peça de teatro ela teria que ser atraente relacionada ao que ta acontecendo naquele momento, aonde é que aquela criança se encontra.
...