A DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
Por: arml • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.960 Palavras (8 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
ADRIELLI RODRIGUES MARIN 4514621833
CRISTIANE DA CONCEIÇÃO ROCHA MOMESSO 4523859899
GISELE DA CONCEIÇÃO ROCHA 4300065512
MAIARA THALITA RIEIRO AVANTE 5570152879
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino ”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Ludmilla Cristina Sauhi.
BAURU
Abril/2013
- Projeto
- Nome do projeto. A Criança e a Escola
Violência gera violência
- Público-alvo.
2º ou 3º ano
- Justificativa/ fundamentação teórica.
A violência prejudica o aprendizado, as relações sociais e o desenvolvimento da criança. Atitudes de violência manifestam-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo; é reproduzido entre os outros colegas e em alguns casos até por professores que passam a tratar esses alunos de forma discriminatória. Muitas vezes o comportamento agressivo é resultado de situações vividas na casa da criança.
A reprodução da violência se torna um ciclo e como a escola é lugar de formação da ética, da cidadania e da moral dos sujeitos ali inseridos, é necessário romper com as barreiras do preconceito, da discriminação, da ignorância, da convivência. Neste sentido, esse projeto baseia-se numa preocupação em relação ao combate à violência que gera mais violência.
- Objetivos gerais e específicos.
Proporcionar à criança possibilidades variadas de se relacionar com o outro e de experimentar várias formas de expressão e registros gráficos, além de possibilitar-lhe a interação com diversos tipos de texto.
- Identificar algumas razões que promovem a violência nas escolas.
- Analisar e buscar soluções para acabar com a violência.
- Possibilitar o desenvolvimento da autoestima.
- Desenvolver o respeito a si próprio e ao outro.
- Possibilitar à criança o exercício livre de várias formas de expressão e registro.
- Exercitar a escrita de acordo com a hipótese que a criança possui sobre a mesma.
- Cronograma.
Três meses de duração.
- Desenvolvimento/Ações.
Atividade inicial: Jogo Espelho, espelho meu!
A partir do jogo, o professor irá investigar junto aos alunos as características de cada um, suas preferências e as percepções que têm de si, criando, assim, um espaço de autoconhecimento e identificando aspectos importantes dos alunos.
Demais atividades:
A turma irá sugerir atividades ou propostas de estudo, a serem realizadas paralelamente às atividades já programadas, o que tornará o projeto propriedade do grupo.
- Leitura e canto da música “É tão lindo” (Balão Mágico)
- Estudo sobre qualidades e defeitos de cada um.
- Estudo junto a família em relação às características da criança e dos integrantes da família.
- Elaboração e implementação de regras para melhorar a convivência na sala e na escola.
- Leitura e produção de textos relacionados ao tema e ao projeto.
- Introdução à estrutura dos textos: notícia, carta, bilhete e cartaz.
- Elaboração de gráficos (e comparação entre eles ao longo do tempo) sobre os casos de violência na escola e na sala.
Finalização do projeto:
Organização de uma gincana entre as classes, baseada nas regras de boa convivência elaborada pela turma.
Relatório Reflexivo de um dia de aula
Este relatório foi desenvolvido em uma escola infantil da rede municipal da cidade de Bauru “ Emei Floripes Silveira de Souza”
Através da observação, foi possível analisar que existe uma rotina, que se repete no cotidiano, fazendo com que as crianças passem a se organizar. Existe uma relação bem próxima de professor-aluno, que com gestos carinhosos os recebem.
Tendo um horário para a entrada, e são recebidos por seus professores, guardam as mochilas e se direcionam ao pátio da escola. Há um período de acolhimento livre ou direcionado quando há um projeto, com música infantil, onde todos se assentam formando círculos, fazem oração e vão para suas respectivas salas de aula.
Há um compromisso de professores para a realização de suas atividades, para que estas venham ser eficientes e transmitir assim conhecimentos, principalmente com a realidade do nosso dia-a-dia.
Observando uma interação professor-aluno e aluno-aluno, a estratégia é fazer com que os alunos de uma forma lúdica e interessante, venham tratar de assuntos importantes.
Foi trabalhado um projeto durante uma semana com atividades relacionadas, no qual foi abordado a situação da saúde pública em nossa cidade, com o tema a “Dengue”, com musicalização, desenhos combinados.
No encerramento deste projeto teve a apresentação de um teatro, sobre a dengue, ao qual relatou um grande problema em nossa cidade de Bauru, no qual 2090 pessoas foram picadas e adquiriram a dengue.
Os professores transmitiram através do teatro, a rotina de uma família, em que seu quintal não está limpo, e assim uma criança é picada pelo inseto, ficando muito doente, onde foi hospitalizada e sendo medicada para se recuperar.
As crianças foram participativas, e cantaram até grito de guerra contra o mosquito da dengue. Sendo assim, através deles é construída uma geração que pode fazer a diferença, em nosso mundo.
Ao voltar para sala de aula, deu-se a continuidade sobre o assunto relacionado ao tema do teatro, cantando músicas e fazendo pinturas.
...