A Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais
Por: LailaRegina30 • 14/5/2020 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Didática, Gestão e Políticas Públicas Educacionais
Questão A:
A escola é a maior agência de letramento, porém tem apenas a preocupação de ter um modelo de educação. Quando uma criança ingressa em sua vida escolar, normalmente é ignorada pela escola sua bagagem cultural, seus conhecimentos e saberes não são levados em conta. Os planos municipais e estaduais não superam o planejamento nacional, que, como o nome diz, opera dentro de todo território Brasileiro. O fortalecimento das estratégias curriculares devem priorizar o monitoramento e o acesso dos alunos, aos programas, como apresentado na assertiva. Nosso sistema de educação mesmo com um direcionamento interessante ainda é falho, e, necessita de investimentos completos na educação e em outros setores que interferem diretamente o papel do profissional e do aluno, como melhores salários, assistência médica e até mesmo segurança, para que nossa Lei seja cumprida corretamente como está escrita em documento. A avaliação do EJA deve ser desenvolvida com o intuito de formar mentes sociais, não apenas com foco na aprovação, pois quanto melhor o ensino for equilibrado e estimulante para esses alunos, maior o aproveitamento no sistema de avaliação será desenvolvido.
Questão B:
1. A situação-problema apresentada no enunciado trata-se da elaboração de um PPP, documento que traz a concepção de homem, de sociedade e de que tipo de cidadão quer se formar. Por isso ele não deveria ser produzido por apenas um indivíduo, é necessária a participação da comunidade e dos professores em conjunto. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Ainda assim, a organização desse trabalho cabe ao diretor escolar, que precisa se preocupar em garantir que tudo ocorra de maneira democrática e eficiente. Além disso, cabe a ele dar forma à versão final do documento, redigi-la e divulgá-la depois.
2. Como planejamento da operacionalização da proposta seria viável a realização de rodas de conversa com a comunidade, com um diálogo livre e aberto, onde boas ideias e a opinião da comunidade fossem ouvidas e anotadas. Posteriormente os professores discutiriam entre si, inserindo essas ideias na elaboração do PPP, já colocando tudo sob um viés pedagógico e técnico. Então, com toda a espinha dorsal do PPP, ele poderia ser escrito, embasando-se no que comunidade e escola decidiram em conjunto.
...