A EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Marlinho '-' • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
TRABALHO DE LITERATURA INFANTIL
CLASSICOS INFANTIS MESMO
ANA MARIA MACHADO
Aluno: Marlon Ricardo da Cruz Camargo Pedagogia 4º Semestre
Muitos estudiosos chamam esse tempo de “A Idade de Ouro” da literatura infantil porque foi quando esse gênero se destacou com clareza da literatura para adultos. O escritor inglês C.S.Lewis, As Crônicas de Narnia. Que não vale a pena ler aos 10 anos um livro que não tenha o que dizer para quem o reler aos 50, em condições de fazer novas descobertas na releitura.Exceto livros de informação, é claro Lewis Carroll. Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho. Às vezes as situações dos livros são um pouco angustiantes,
Bem como são as ansiedades de crescer e de procurar nosso lugar no mundo, de ter coragem de sair explorando tudo e enfrentando circunstâncias inesperadas. Escolhendo seus próprios caminhos e, dessa forma, passagem a funcionar de modo autônomo, como brinquedo, ou pretexto para um divertido jogo de decifração. O que realmente conquista o leitor são os personagens, capazes de despertar ternura, admiração e boas gargalhadas. Os vários livros da coleção, escritos a partir da observação de bichos de verdade, que se transformavam em personagens acabaram virando uma instituição nacional na Inglaterra e no mundo de língua inglesa. As histórias podem ser principalmente pequenas comédias ou dramas domésticos, mas às vezes também descambam para situações mais sinistras. Além disso, o tom narrativo incorpora a segunda pessoa de forma muito clara, alternando-a a com a terceira, o que acentua a elaboração de um coloquialismo que funciona muito bem, já que a todo o momento o narrador se dirige ao leitor como a um ouvinte
No Brasil temos a sorte de contar agora com uma admirável tradução de Monica Stahel , capaz de nos trazer esse universo ao qual por tanto tempo não tivemos acesso direito. Surgem interpretações religiosas por parte de vários críticos que acompanham o trajeto do personagem enfrentando as tentações, como um Parsifal de madeira, e tendo até que passar uma temporada no inferno da barriga do monstro, em busca da construção de sua alma. Mas o que cativa o leitor é a ação rápida em que se sucedem seus encontros com as ilusões da vida divertida, o tom cômico que perpassa o relato, o ritmo narrativo ligeiro em que ocorre cada transição emocional, a presença sempre latente do sofrimento possível do boneco mostrando que naquele corpinho de madeira há possibilidades afetivas profundas. James Barrie introduz na literatura para crianças história impregnada de tempo e memória, esses temas que assombrariam o século XX. Os pontos de contato do brasileiro com todos esses mestres da literatura infantil universal vão muito além do simples fato de estarem no mesmo patamar de qualidade.
De um modo geral, foram escritos a partir da segunda metade do século XIX, numa época que se estende até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Muitos estudiosos
Chamam esse tempo de “A idade de Ouro” da literatura infantil porque foi quando esse gênero se destacou com clareza da literatura para adultos. E foi também quando surgiram várias obras que, embora intencionalmente dirigidas para os pequenos, conquistaram os leitores de todas as idades por suas qualidades literárias intrínsecas. Não eram apenas “livrinhos para a s crianças”, dispostos a dar alguma lição e, eventualmente, divertir. Como qualquer obra de literatura, tem tudo para agradar ao leitor mais sofisticado e exigente. Por isso, se tornaram grandes clássicos. (p. 111-112)
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