A Educação Infantil
Por: Danielamelo12 • 26/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.620 Palavras (7 Páginas) • 122 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia
DANIELA SILVA DE MELO
DIREITO E EDUCAÇÃO:
[pic 3]
Goiânia, 25/11/2018
DIREITO E EDUCAÇÃO:
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem Professores: Maria Luzia Silva Mariano Mayra Campos Frâncica dos Santos Natália Gomes dos Santos Márcio Gutuzo Saviani Natália da Silvia Bugança .
SUMÁRIO
1. RESUMO....................................................................................................1
2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................2
2.1.1 CONHECIMENTO CIENTÍFICO............................................................2
2.1.2 IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA CIÊNCIA...............................2
2.1.3 IMPOTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.......................................2
2.2.1 PSICOLOGIA.......................................................................................3
2.2.2 CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM..................................3
2.3.1 ASSEGURAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES DE BASE DE EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN) 9394/96 SOBRE A EDUCAÇÃO.....................................3
2.4.1 MATERIALIZAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES DE BASE DE EDUCAÇÃO NACIONAL...................................................................................................4
2.4.2 TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DA PRÁTICA DA LEI................................4
2.5.1 IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR PARA A MUDANÇA SOCIAL........................................................................................................4
3 CONCLUSÃO.............................................................................................5
4 REFERÊNCIAS ..........................................................................................6
- RESUMO
Este artigo tem por objetivo informar a situação brasileira atual. No Brasil, a Constituição é clara: “A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, segundo o artigo 205. Ou seja, independentemente da raça, religião, nacionalidade, aspectos físicos, socioeconômicos, e/ou região onde mora, é dever absoluto da rede de ensino público realizar a matrícula gratuita para crianças de 4 a 17 anos, conforme afirma o artigo 208 da Constituição Federal do Brasil de 1988.
Em 2010, 3,7 milhões de crianças entre 4 a 17 anos de idade estavam fora da escola, sendo 750 mil do ensino fundamental, e a cada 100 alunos matriculados na mesma fase, apenas 53 o concluem na idade correta; segundo o INEP.
Os professores do Brasil de redes públicas, enfrentam constantemente problemas dentro da sala de aula por conta da aprendizagem individual. As causas são principalmente as doenças mentais e psicológicas que cada aluno desenvolve ao longo da vida, seja em casa ou na sociedade onde está inserido ou alterações genéticas sofrida antes do nascimento. Esses problemas afetam o desenvolvimento próprio e disciplina na sala de aula dentro do tempo estimulado. Infelizmente, é um problema aparentemente impossível de ser resolvido, até porque é algo extremamente comum em países subdesenvolvidos, bem como a violência, desigualdades sociais, alta taxa de criminalidade etc.
Garantir uma educação de qualidade universal, com facilidade de acesso, oportunidades e conclusão no tempo adequado, capacitação dos professores e sucesso na aprendizagem é algo desafiador e obrigatório na vida de todos os educadores que buscam o direito de educação.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1.1 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência. Ele engloba informações e fatos que foram comprovados, com base em análises e testes científicos e tem valor factual, lida com fatos e ocorrências, sendo elas comprovadas cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade possam ser contestadas com base nas leis já criadas para essa categoria de conhecimento, ou até mesmo baseada em antigas teorias já aceitas, tendo uma possibilidade de serem modificadas. Seu sistema é Sistemático, pois é um saber ordenado logicamente.
2.1.2 IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA CIÊNCIA
A importância do conhecimento científico diz respeito as principais características, relações e importância do senso comum e do conhecimento científico. Este estudo esclarece as principais dúvidas a respeito do senso comum e do conhecimento cientifico, através de uma análise simplificada das características e das relações entre o senso comum e o conhecimento cientifico, dando ênfase a importância do conhecimento científico, chegando a conclusão de que o conhecimento cientifico é descoberto através do senso comum que são conhecimentos existentes insuficientes para explicar os problemas surgidos. Eles existem na pretensão de construir uma resposta segura para sanar as dúvidas existentes com racionalidade e objetividade.
2.1.3 IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
O conhecimento cientifico é de vital importância para aprendizagem, visto que esse conhecimento é onde estão embasadas as teorias mais relevantes sobre as questões apresentadas em sala de aula, logo é necessário que os alunos busquem tal informação para que sejam estudantes mais capacitados e bem preparados para suas carreiras futuras.
Tal conhecimento deve ser implementado desde cedo aos alunos para que se adaptem com esse tipo de informação, e logo serão profissionais capacitados em suas respectivas áreas de trabalho.
...