A Educação Infantil
Por: cruzcriz • 29/4/2020 • Projeto de pesquisa • 4.981 Palavras (20 Páginas) • 118 Visualizações
1. TEMA
A participação da família e a aprendizagem do aluno do 3º e 4º ano
do Ensino Fundamental.
1.1 PROBLEMA
Qual a relevância da participação da família no processo de
aprendizagem do aluno do 3º e 4º do Ensino Fundamental.
1.2 HIPÓTESES
A participação da família contribui na aprendizagem do aluno de 3º e
4º ano do Ensino fundamental.
5
5
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar a influência da participação da família no processo aprendizagem do aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Descrever o papel da família na aprendizagem do aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental;
Levantar a atribuição da participação da família na aprendizagem do aluno.
6
6
3. JUSTIFICATIVA
O presente projeto visa apontar a importância da participação da família na aprendizagem do aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo geral pesquisar a importância da participação da fada família no processo de aprendizagem do aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental e objetivos específicos conceituará a aprendizagem; descrever a importância da a participação da família na aprendizagem do aluno e analisar se a família interfere no processo de aprendizagem.
Segundo Malavazi (2000, p.258), há uma troca de papéis entre família e escola, em que instituição de ensino está cada vez mais se preocupando com normas de condutas das crianças e a família se ocupando do ensino de seus filhos, mas “ [...] algumas atribuições são específicas da família que tem o direito de reivindicá-las para si, enquanto outras cabem a escola que, pela sua natureza, poderá ocupar-se melhor delas. ”
Por isso a escola tem que trabalhar em parceria com a família, incentivando nas atividades, mostrando seus valores e conhecimentos adquiridos.
Sendo assim, o tema “A participação da família e a aprendizagem do aluno do 3º e 4º ano do ensino fundamental” justifica-se pela importância de mostrar a participação da família nas atividades ajuda a desenvolver bons hábitos que facilitam a aprendizagem escolar ganhando um ensino de mais qualidade.
7
7
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 CONCEITOS DE FAMÍLIA E A APRENDIZAGEM
A família é muito importante para proteção e socialização do ser humano. “O que poucos sabem é que o verbete família deriva da palavra latina “famulus” e tem como significado “ escravo doméstico. Esse verbete foi utilizado, em sua origem, para nomear os serviços (SLUSKI,1997 apud ZAMBERLAM, 2001) e que ao longo do tempo foi se ampliando e passou a englobar todos os membros da casa; que, por sua vez, tinham a responsabilidade de se protegerem mutuamente e serem leais uns aos outros. (idem ZAMBERLAM,2001). A participação da família é muito importante para o processo de aprendizagem da criança, e facilitando seus conhecimentos. Com isso, o sentimento de família que temos hoje passou a existir a partir do século XV, dando-se ênfase apenas à união de um casal que, posteriormente, havia o nascimento de filhos. Também se buscou a privacidade entre os membros da família e o relacionamento, principalmente entre mãe e filho foi ficando cada vez mais íntimo, pois antes as crianças eram cuidadas por outras pessoas, principalmente após os sete anos de idade (ibidem ZAMBERLAM,2001).
Hoje em dia, os pais não têm tempo de ficar com os filhos, devido ao trabalho, acaba enchendo as crianças de presentes, dando tudo que eles pedem, tirando o limite e na verdade a criança precisa do afeto e do carinho dos pais.
Então, pode-se afirmar que a sociedade tem moldado os valores e determinado a nova estruturação das famílias que, por sua vez, precisam cumprir sua função social de transmissão de valores culturais, ideias e condutas dos padrões dominantes. (BOCK, ET AL. 2001).
Um exemplo claro da grande influência que a sociedade tem sobre as famílias e causando uma grande transformação no lar é o fato de que
8
8
muitas mulheres passaram a trabalhar fora de casa terceirizaram, em parte, seu papel de dona de casa; porém Masson et al. (2007) aponta que ” mais da metade das brasileiras que com as crianças. ” Percebe-se que as mães compreendem a importância de sua presença para desenvolvimento integral dos filhos. Independente das mudanças ocorridas na história humana, o fato é que entramos no século 21 e passamos a dar mais valor a vida familiar, independente da estrutura ou dimensão que as famílias possam ter (BIDDULPH,2009). Isso demonstra que há um reconhecimento da importância que a família tem no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos seres que a compõem, principalmente em seu estágio inicial da vida.
A família deve acompanhar o desenvolvimento da criança, para que ela possa desenvolver suas criatividades e seus pensamentos cognitivos. O ambiente familiar é o primeiro meio social em que circulam as emoções e despertam sentimentos humanos que são necessários para o desenvolvimento psicológico do ser. Bock ET al (2001, p.198) dizem que esses dois elementos básicos “compõem o homem e constitui um aspecto de fundamental importância na vida psíquica (...) e estão presentes em todas as manifestações de nossa vida. ”
Tendo em vista que o homem é um ser de emoções, fica claro a necessidade de se educar uma criança com afeto e carinho, pois esses sentimentos “dão o colorido especial a conduta de cada um e às nossas vidas. (Idem BOCK ET al., 2001, p.188).
Ainda sobre as emoções, Biddulph (2003, p.51) salienta que:
Existem quatro emoções básicas: raiva, medo, tristeza e alegria. Todas as outras formas de sentimentos são misturas dessas (...). Existem milhares de combinações possíveis-como inveja, uma mistura de raiva com medo; ou nostalgia, uma mistura de tristeza.
Juntamente com essas outras instituições, á
...