A Educação Infantil
Por: Isabella Stelli • 19/10/2021 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
Introdução
A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2009 (decreto número 6.949) define as mesmas como sendo aquelas que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais em interação com diversas barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Portanto, a inclusão social deve abranger todas as áreas da sociedade. Saúde, lazer, educação entre outros.
Em relação a saúde pressupõe uma assistência específica a sua condição. Atenção também para a família com ações de apoio psicossocial, orientações das atividades de vida diária.
É importante destacar sobre os direitos das crianças com deficiência de estudar em classe regular. E sobre sua efetiva participação nas atividades de aprendizagem, com métodos desenvolvidos de acordo com suas necessidades e sua participação no espaço de lazer.
Entretanto adaptações e acessibilidades são necessárias a serem feitas no âmbito escolar, praças e parques. Para que as crianças possam brincar e com segurança.
Tendo acessibilidade na construção, reforma ou ampliação dos espaços de lazer, adotando rampas e meios de acesso favoráveis para as crianças, para que a inclusão ocorra de fato nesses ambientes.
Há leis que asseguram a inclusão de adaptações para recreação das crianças. E a exclusão dos mesmos é uma forma intolerável e reprimível com os diretos legais das crianças com limitações.
Com as mudanças sociais temos a tecnologia assistida com métodos e ferramentas que possibilita e contribui para ampliar habilidades das pessoas com deficiências, tornando acessível o dia- a -dia na aprendizagem, lazer, autonomia.
As possibilidades que a tecnologia assistiva nos traz na prática pedagógica possibilita a construção do conhecimento, através de métodos diferenciados para o processo de aprendizagem.
O presente objetivo é difundir informação, sensibilizar, apresentar a importância para a garantia dos direitos das crianças com limitações a educação, Lazer, saúde, entre outros.
É importante divulgar informações sobre os direitos de todas as pessoas, onde temos nossas diferenças que devem ser respeitadas, independente das limitações.
...