A Educação Infantil
Por: Joana D'arc G Angelo • 3/4/2023 • Projeto de pesquisa • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 66 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
TÍTULO: contação de histó PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALUNO: JOANA D´ARC GOMES ANGELO RA: 2173546
POLO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES.
2022
- TEMA
Estimular o interesse pelo livro
- SITUAÇÃO PROBLEMA
A problemática desse tema envolve a preocupação sobre as questões mais relevantes dentro do ambiente escolar, levando-se em conta que a maioria dos adultos atuais tem aversão ao hábito de ler, sabe-se que existem exceções, mas são minorias, a maior preocupação nesse contexto refere-se às suas opiniões, porém podem ser abduzidas pelo fato de não refletirem e serem seduzidos por indústrias formadoras de opiniões, sendo levados até muitas vezes serem enganados por se acomodarem deixando de serem sujeitos ativos, totalmente diferentes do propósito das escolas que procuram promover uma a educação que mude sujeito de direito, para que ele tenha ferramenta eficiente para promover mudanças significativas, mudando para melhor o mundo em que nos vive de forma mais democrática e justa.
- JUSTIFICATIVA
Partindo desse pressuposto o interesse pela temática justifica-se, que quando se lê para uma criança estimula nela a curiosidade de busca, tornando-a pesquisadora em busca do saber, fazendo que se desenvolva psicologicamente melhor, cognitivamente também, tornando- a um sujeito ativo investigador, onde a pesquisa promove autoestima e fortalece a sua independência de compreensão de mundo (Freire, p.42, 2001).
A leitura leva o sujeito a lugares que jamais imaginaria que existisse, além de tornar o sujeito criativo, autônomo, seguro de si, estimula a inteligência e a sabedoria, promovendo uma contribuição para a sociedade entregando sujeitos tipicamente ativos.
3.1- EMBASAMENTO TEÓRICO
A leitura infantil sempre fez parte do nosso contexto escolar e tem um papel importantíssimo para a sociedade, uma vez que o ser humano desde os primórdios de sua vivência atua modificando o espaço em que vive levando-se conta que a leitura que faz de mundo. De acordo com a (BNCC, p. 42), é na educação infantil que o sujeito mergulha na cultura escrita partindo do pressuposto do conhecimento pré-existente e progredindo para a próxima etapa onde são aguçadas as suas curiosidades, vontades e desejos. As experiências com a leitura infantil será proposta pelo educador, trabalhando a mediação que há entre os textos e as crianças, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação e conhecimento de mundo. Além disso, a introdução à leitura deve ser feita de forma responsável de modo que todos os sujeitos consigam a inserção numa sociedade que está sempre em constante mudança. O incentivo a leitura deve-se começar na primeira infância para que a base seja bem trabalhada e com fundamentos sólidos, para que nenhuma dificuldade tire esse desejo de buscar o inalcançável, é muito importante que instituições de ensino colaboram efetivamente com essa etapa inicial adequando-se à proposta pedagógica e valorizando o momento atual de cada comunidade, cidade, estado e região visando sempre oferecer aos pequeninos alunos a aquisição do conhecimento através do incentivo e lavá-los ao gosto pela leitura. Segundo, Sandroni e Machado (1998,p.15), os livros aumentam muito o prazer, transporta-se ao imaginário mesmo sendo uma história simples para a criança traz uma gama de sentidos que vão reforçando a formação como sujeito, de modo que consideravelmente avancem em diversas dimensões de modo que consigam atingir a assimilação, acomodação do objeto aprendido. Babenger (2005) discute este tema defendendo que o futuro consiste em orientar e bem as nossas crianças, para que através da leitura elas aprendam a se organizarem, de modo que venha brindar a ação do indivíduo. A função social da escola é oportunizar as novas gerações para a apropriação do conhecimento. Logo, ela é o lugar onde se pode trabalhar a conscientização, que deve ser significativa para que os alunos interiorizem essas ideias e as
ponham em prática. E o presente projeto destaca a importância de estimular o interesse pelo livro e também trabalhar o incentivo à leitura para a educação infantil, já que a função da escola é preparar os alunos para serem cidadãos ativos e presentes, nas questões sociais e políticas na sociedade.
- PÚBLICO ALVO
Alunos da Educação infantil 5 anos, família e familiares.
- OBJETIVOS
5.1-OBJETIVO GERAL
- Trabalhar de forma lúdica dentro do ambiente escolar o título desse projeto, levando os alunos a refletirem sobre a importância da leitura para a vida em sociedade.
5.2 OBEJETIVO ESPECÍFICO
- Estimular o hábito de ler para alguém, ajuda no desenvolvimento social.
- Desenvolver o gosto pela leitura e pelo livro.
- Explicar a importância da leitura para desenvolvimento humano.
- Formar bons leitores, lapidar vocabulário, compreender e interpretar texto.
- Serem desbravadores do saber e capacitá-los a interpretar a leitura do mundo que os cerca.
- PERCURSOS METODOLÓGICOS
Levar os alunos para conhecer a biblioteca da escola trabalhando a interdisciplinaridade, com exploração do ambiente, manuseando os livros, mostrando os tipos de papéis, textura das capas, pesos, grossuras, pensadores de cada época, mostrando os diferentes tipos de leitura e de livros e seus autores. Arrumar um cantinho para leitura na sala de aula, apresentar vários livros infantis para que a criança explore o livro, sinta o livro, conte história através da ilustração. O professor que media a atividade deve fazer a contação da história, pedir para as crianças fazer desenho ilustrando a história.
...